2.1 Conexões físicas no rack

O rack é um armário especial para equipamentos que provavelmente estará localizado na secretaria da escola.

O rack contém:

  1. O cabo de rede que se liga com o equipamento da Copel;
  2. NoBreak: da marca APC (figura 1 (a e b)), em alguns casos acompanhado de um transformador 110-220V;
  3. A servidora de computação pode ser uma entre as seguintes:
  4. Um ou mais switches: da marca XB Systems, modelo XB-30330 (Figura 4 (a-c)).
  5. Um ou mais Patch pannels (Figura 5).

É importante ressaltar que os equipamentos no rack não devem ser desligados pois haverá manutenção automática do sistema durante a noite.

A conexão com a internet é feita em algumas escolas por fibras ópticas e em outras por rádio. Em qualquer caso, a Copel garante que esta ligação chegue no rack através de um cabo de rede com conector RJ-45 (Figura 9a). É de extrema importância que esse cabo seja identificado com precisão pelo administrador local pois, conforme será descrito a seguir, ele deve ser conectado em lugar específico na servidora.

O nobreak é o equipamento que garante autonomia elétrica aos equipamentos por alguns minutos em caso de queda de energia. Todos os equipamentos no rack devem ter seus cabos de energia elétrica ligados nele. O nobreak se liga na rede elétrica diretamente ou no transformador 110-220V, quando houver um.

A servidora de computação, Figuras 2 e 3, é um computador com grande capacidade de processamento e disco. Ela está instalada no rack de forma que pode ser puxada pela parte da frente como se fosse uma gaveta, tomando-se o devido cuidado para não se desconectar os cabos na parte traseira. O cabo elétrico deve estar ligado ao nobreak. Em algumas escolas existe mais de uma fonte elétrica na servidora. Todas devem estar ligadas ao mesmo nobreak.

Recomenda-se não abrir o gabinete da servidora.

Os switches são equipamentos que permitem que um computador se conecte a outro, sendo assim elementos importantes na rede. Se desligados, a rede não funciona. Logo, eles nunca devem ser desligados.

Quando um computador está ligado e conectado ao switch, um ponto de luz verde pisca intermitentemente. Se o ponto de luz estiver apagado com o computador ligado, deve-se suspeitar de problemas no cabo de rede.

O switch liga-se automaticamente após a conexão elétrica no nobreak, mas fica operacional apenas após 2 a 3 minutos, tempo necessário para realizar configurações internas que permitirão seu correto funcionamento.

Em algumas escolas haverá mais de um switch. Neste caso, eles devem estar conectados como segue:

No switch mais acima (no rack), o botão Master - e somente este botão - deve estar apertado. Nenhum outro botão de qualquer outro switch pode estar apertado. Isto é mostrado na Figura 4c. Um cabo especial (normalmente roxo) deve conectar o switch mais acima na porta 27/down com a porta 28/up do switch abaixo dele, e assim sucessivamente até o último switch, o mais abaixo, que deve ligar a porta 27/down com a porta 28/up do primeiro. A Figura 4b mostra o caso com 2 switches.

O patch pannel é um painel de conectores que faz a conexão física intermediária entre os pontos de rede do laboratório e o switch. O rótulo do patch pannel deve corresponder ao rótulo da tomada de rede do laboratório.

Assim, para um equipamento (impressora ou computador) estar devidamente conectado à rede, ele deve estar ligado a uma tomada de rede no laboratório, cujo ponto correspondente no patch pannel tenha um segundo cabo ligando-o ao switch. Estes cabos de rede devem estar conectados nas portas de 1 a 24 do switch.

À servidora de computação devem ser ligados dois cabos de rede:

Estas conexões são dependentes da marca do fabricante do equipamento. A instrução que segue deve ser seguida observando-se esta marca:

  1. Servidora marca Positivo (Figura 2):

    Este equipamento possui 3 conectores (ou portas) de rede (Detalhes Figura 2c): um ao lado do conector verde do mouse e outros dois ao lado do conector azul do monitor. No conector ao lado do mouse, liga-se o cabo da Internet (Copel). O conector imediatamente ao lado do conector azul do monitor deve ficar vazio. No que fica ao lado deste liga-se a porta 26 do switch.

  2. Servidora marca Itautec (preta - Figura 3):

    Este equipamento possui apenas 2 conectores (ou portas) de rede (Detalhes Figura 3c): ambos ficam ao lado do conector azul do monitor. No que fica imediatamente ao lado do conector do monitor, liga-se o cabo da Internet (Copel), enquanto no outro, liga-se a porta 26 do switch.

Provavelmente não haverá espaço no rack para o monitor/teclado/mouse da servidora. Estes podem ser colocados em uma mesa próxima. Este terminal deve ser usado apenas em caso de instalação ou reinstalação. Todo o resto do procedimento deve ser feito diretamente nas máquinas do laboratório.


Subseções