4.5 Seções e Manipulação de Janelas de Aplicativos

Uma sessão de um aplicativo qualquer consiste na seqüência de ações realizadas pelo usuário no intervalo ocorrido entre o momento em que ele abre o aplicativo para execução e o momento em que ele o fecha.

Para cada seção de aplicativo iniciada, abre-se uma janela na área central da área de trabalho. Para abrir um aplicativo, basta clicar com o botão esquerdo do mouse nos atalhos da Barra de acesso rápido e nas opções dos menus do Painel.

Como é possível abrir mais de uma janela ao mesmo tempo, muitas vezes uma ficará sobreposta à outras. Na seção 4.4.1 é detalhado como alternar entre as janelas abertas. Além do que é explicado na seção 4.4.1, é interessante saber as ações básicas que podem ser realizadas sobre uma janela ativa. Elas são descritas a seguir:

Minimização:
a janela ocupa o espaço mínimo possível que é um rótulo na Barra de tarefas. Apesar de não estar na área central da tela, a janela não foi fechada e pode ser ativada a qualquer momento clicando-se sobre seu rótulo (label) na Barra de tarefas. - clique simples no traço situado no canto superior direito da janela.

Maximização:
a janela ocupa toda a área central da tela, sobrepondo todas as outras janelas abertas. - clique simples no quadrado situado no canto superior direito da janela (à direita do minimizar), quando a janela não está ocupando toda a área central da tela.

Restauração:
a janela fica num tamanho intermediário, ocupando parte da área central da tela: - clique simples no quadrado situado no canto superior direito da janela (à direita do minimizar), quando a janela está ocupando toda a área central da tela.

Movimentação:
move a janela pela área central da tela, quando ela está restaurada, ou seja, quando ela ocupa parte da área central da tela. - posicionamento do cursor na barra de título da janela (barra superior da janela que tem o nome do aplicativo aberto); - arraste do mouse até a janela ficar na posição desejada.

Redimensionamento:
altera o tamanho da janela, quando ela está restaurada. - posicionamento do cursor na margem esquerda, direita, superior ou inferior da janela, de maneira que a representação do cursor mude; - posicionamento do cursor na margem esquerda, direita, superior ou inferior da janela, de maneira que a representação do cursor mude;

Fechar:
fecha a janela e encerra a seção do aplicativo. - clique simples no "x" (xis) no canto superior direito da janela (à direita quadrado de maximizar/restaura janela).

Figura 4.11: Área de trabalho com uma janela restaurada.
Image prd-janela-pasta

Outra forma de ter acesso às opções de manipulação de janela é pressionando Alt + barra de espaço ou dando um clique simples com o botão direito do mouse na barra de título da janela. Quando isso é feito, aparece um menu como ilustrado na Figura 4.12. Para escolher uma opção de manipulação, entre as apresentadas no menu, basta clicar no botão esquerdo do mouse sobre a opção desejada.

Figura 4.12: Menu referente às opções de manipulação de janela.
Image prd-menu-opcoes-janela

Percebe-se pela Figura 4.12 que esse menu é bastante completo. Além de englobar todas as formas de manipulação apresentadas anteriormente, ainda tem a opção "No Topo", que deixa uma janela em primeiro plano (na frente das outras) mesmo ela não sendo a janela ativa no momento. Esta opção é desativada clicando-se na barra de título da janela e clicando novamente na opção "No Topo".