4.7.1 Conceitos básicos e tarefas gerais do BrOffice

A área de trabalho dos aplicativos do BrOffice consiste no espaço da tela onde uma tarefa é, efetivamente, realizada. Em geral, a área de trabalho é bastante semelhante de aplicativo para aplicativo, ou seja, mesmo que um diferente tipo de documento esteja sendo editado, a semelhança e funcionalidade dos menus e botões das barras de ferramentas permanece. A área de edição nos aplicativos do BrOffice fica na região central da janela.

Figura 4.14: Janela do BrOffice Writer - exemplo de janela dos aplicativo
Image prd-office-writer

Na Figura 4.14 é mostrada a área de trabalho do BrOffice Writer que, em conseqüência da similaridade citada acima entre os editores de documentos do BrOffice, pode servir como ilustração da área de trabalho do BrOffice em qualquer um dos seus aplicativos.

Primeiramente, observa-se que na barra de título da janela encontra-se o nome do documento que está sendo editado, juntamente com o nome do aplicativo (BrOffice.org Writer) e, também, os botões para minimizar, maximizar/restaurar e fechar o aplicativo. Logo abaixo da barra de título, aparece a barra de menus, que possui os menus Arquivo, Editar, Exibir, Inserir, Formatar, Tabela, Ferramentas, Janela e Ajuda. Por meio desses menus é possível ter acesso às listas de comandos e funções do BrOffice. Abaixo da barra de menus temos as barras de ferramentas Padrão e Formatação. A barra de ferramentas Padrão possui botões para acessar comandos básicos do BrOffice, tais como Salvar, Abrir, Copiar, Colar, entre outros. Já a barra de ferramentas Formatação possui botões que possibilitam o acesso mais rápido a comandos de formatação de textos, tais como Alinhamento, Tipo e Tamanho de fonte (letras), Estilo de parágrafo, entre outros.

No BrOffice, há várias ações básicas comuns entre os aplicativos deste pacote de programas (Documento de texto, planilha, apresentação, desenho etc). Essas tarefas estão disponíveis nas barras de ferramentas Padrão e, também, a partir da barra de menus, usando o menu Arquivo.

Subseções