4.11.2.2 Gravar dados no CD e no DVD

O sistema do projeto Paraná Digital prevê a existência de gravadores de CD/DVD em alguns dos terminais de cada escola. Logo, é possível realizar a gravação de CD's e DVD's nos laboratórios.

Para gravar dados em um CD ou DVD ele deve ter a característica de ser gravável4.6ou regravável4.7. Além disso, o dispositivo de CD/DVD do computador (onde se coloca o CD/DVD no gabinete) deve ser um gravador de CD e/ou DVD, de acordo com a mídia que você deseja gravar. Certificando-se que o dispositivo de disco do terminal seja gravador e o disco (CD ou DVD) seja gravável ou regravável, pode-se iniciar o processo de gravação, descrito a seguir.

Acessando o GnomeBaker

  1. O sistema acompanha um aplicativo chamado GnomeBaker. Ele é o responsável pela gravação das mídias. Logo, o primeiro passo para se gravar um disco é acessar tal aplicativo. Ele pode ser acessado a partir do menu "Aplicações". Nele, escolha a opção "Sistema" e, em seguida, clique em "Gravar CD/DVD", como mostrado na Figura 4.29.

Figura 4.29: Acessando o GnomeBaker.
Image acessando-gnomebaker

Determinando o projeto de mídia

  1. A Figura 4.30 mostra a tela principal do GnomeBaker. Ela é bastante intuitiva e se divide em duas partes. Na parte superior você encontra a lista de arquivos e diretórios da sua pasta pessoal. Você pode navegar entre eles à vontade. Na parte inferior você econtra a área do seu projeto de mídia, ou seja, os arquivos que deseja gravar. Primeiramente, um menu de três opções é exibido, e você deverá escolher uma dessas opções para proseguir, dependendo do tipo da sua mídia. Escolha "DVD de Dados" caso queira gravar dados comuns numa mídia DVD gravável ou regravável. A opção "CD de Dados" será escolhida caso sua mídia seja um CD gravável ou regravável. Nos laboratórios do Paraná Digital a escolha "CD de Áudio" não resulta na operação esperada que seria a gravação de músicas em um CD para a reprodução em um aparelho de som comum ou no computador.

Figura 4.30: Determinando o projeto de mídia.
Image projeto-midia

Certificando-se da capacidade do disco

  1. O próximo passo é determinar qual a capacidade da mídia a ser usada. Isto pode ser feito a partir do menu que se encontra no canto inferior direito da janela do GnomeBaker, como mostrado na Figura 4.31. Em caso de dúvida, verifique a estampa ou a embalagem que deve acompanhar a mídia.

Figura 4.31: Verifique a capacidade de sua mídia.
Image capacidade-midia

Adicionando arquivos ao projeto

  1. Em seguida deve-se adicionar os arquivos ao projeto de mídia escolhido, ou seja, indicar quais arquivos deverão ser gravados na mídia. Para isto, utilize o navegador de arquivos (na parte superior do aplicativo) até encontrar seus arquivos. Utilize o mouse para arrastar os arquivos para a área do projeto (na parte inferior do aplicativo), como mostrado na Figura 4.32 ou selecione o(s) arquivo(s) que deseja gravar e clique no ícone "Adicionar arquivo(s)" . Faça isto com todos os arquivos que deverão ser gravados na mídia.

Figura 4.32: Adicionando arquivos ao projeto.
Image adicionando-arquivos

Finalizando o projeto

  1. Uma vez pronto, seu projeto deverá estar semelhante à Figura 4.33. Os arquivos a serem gravados aparecerão área do projeto (na parte inferior do aplicativo). Além disso, o GnomeBaker indica a capacidade usada e livre na mídia, através da barra na parte inferior do aplicativo. Certifique se os arquivos estão corretos e não extrapolam a capacidade da mídia. Caso tenha errado na adição de algum arquivo ou inserido mais arquivos que a capacidade da mídia, você poderá remover arquivo(s) do projeto selecionando-o(s) na área do projeto e clicando no ícone "Remover itens selecionados". Caso tudo esteja correto, clique no botão "Gravar", no canto inferior direito, para iniciar o próximo passo.

Figura 4.33: Verifique se os seus arquivos estão corretos e não extrapolam a capacidade da mídia.
Image finalizando-projeto

Escolhendo o gravador

  1. Em seguida, uma janela semelhante à Figura 4.34 irá aparecer na tela. No topo desta janela há uma lista onde você irá escolher o gravador no qual o disco será gravado. As demais opções deverão ser alteradas apenas se você jugar necessário.
  2. Alguns terminais de seu laboratório devem conter um (ou mais) gravador(es) de CD (grava apenas CD's) ou gravador(es) de CD/DVD (grava CD's e DVD's). Logo, você deverá escolher em qual destas máquinas deseja realizar a gravação. Em outras palavras, você poderá gravar seu disco no próprio terminal que está sendo operado ou em qualquer outro disponível em seu laboratório. Para gravar utilizando o gravador presente no terminal que está sendo operado, escolha o dispositivo "local", para gravar em algum outro terminal, escolha-o na lista. Em seguida, escolha "Iniciar" para começar a gravação. Caso o terminal não esteja presente na lista, contacte o administrador local.

Figura 4.34: Escolha o gravador em que se encontra a mídia a ser gravada.
Image escolhendo-gravador

Gravando o disco

  1. O processo de gravação será iniciado solicitando que a mídia seja inserida no gravador escolhido, como na Figura 4.35. Certifique-se que a mídia está corretamente inserida e clique em "OK". Esta é a última chance de cancelar a gravação antes que a mesma seja iniciada. Uma barra de tempo indicará, aproximadamente, o tempo restante para o término do processo de gravação. Basta aguardar.
  2. Lembre-se de que a mídia deve estar desmontada e vazia, ou seja, a mídia não deve estar sendo utilizada e não deve haver nenhum dado na mesma.
  3. Se tudo ocorreu bem, o processo de gravação irá continuar e, em alguns instantes, seu disco estará pronto para uso. O GnomeBaker reportará, através de um aviso "pop-up", que aparece no canto inferior direito de sua tela quando o processo terminar.

Figura 4.35: Certifique-se que a mídia está inserida corretamente e clique em "OK".
Image gravando-midia

Gravação de imagens de discos

  1. Além de gravação direta de dados, o GnomeBaker também é capaz de gravar imagens inteiras de discos (arquivos ISO). A partir do menu "Ferramentas", escolha "Gravar Imagem de CD"/"Gravar Imagem de DVD" para realizar a gravação de imagens (arquivos ISO). Caso escolha esta opção, uma janela semelhante à Figura 4.36 será exibida. Navegue por sua pasta até encontrar a imagem desejada e clique em "OK". Em seguida o aplicativo exibirá uma janela para selecionar qual gravador será utilizado. E em seguida será exibida uma janela pedindo que a mídia seja inserida no gravador escolhido. Por fim, inicia-se a gravação da imagem escolhida.

Figura 4.36: Selecione a imagem a ser gravada.
Image gravacao-imagem

Limpeza e formatação de discos de discos

  1. No caso da utilização de CD's ou DVD's regraváveis, o que significa que a mesma mídia pode ser gravada mais de uma vez, se faz necesário excluir os arquivos que foram gravados anteriormente na respectiva mídia. E para isso temos as funcionalidades "Apagar CD-RW" e "Formatar DVD-RW" que podem ser acessadas a partir do menu "Ferramentas". Ambas possuem a mesma finalidade, apagar completamente os dados contidos na respectiva mídia.
  2. Selecionando uma dessas opções, o aplicativo exibirá uma janela para selecionar em qual gravador se encontra a mídia que se deseja limpar, assim como mostra a Figura 4.37. E em seguida será exibida uma janela pedindo que a mídia seja inserida no gravador escolhido. Por fim a limpeza da mídia é iniciada.

Figura 4.37: Limpando/Formatando discos.
Image limpeza-midia

Resumindo, para gravar deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o menu Aplicativos, aponte para Sistema e, depois, clique sobre a opção Gravar CD/DVD.

    Após este passo, o aplicativo de gravação será aberto.

  2. Clique no botão correspondente ao disco que você deseja gravar (DVD de Dados; CD de dados).

    Após este passo, será possível selecionar o conteúdo que você deseja gravar no CD ou DVD.

  3. Navegue pelas pastas disponíveis até encontrar a pasta ou arquivo desejado. Clique no botão Adicionar arquivo. Caso você adicione algum arquivo ou pasta por engano, você pode removê-lo(a), clicando no botão Remover itens selecionados.

    Repita este passo quantas vezes necessário, até adicionar todos os arquivos e pastas que deseja gravar no CD ou DVD.

  4. Quando estiver tudo pronto, clique no botão Gravar.

  5. Na janela que aparece, clique no botão Iniciar (caso deseje alterar alguma opção de gravação, faça isso antes de clicar em iniciar.

  6. Confirme que o disco (CD ou DVD) está inserido no gravador corretamente.

  7. Espere até finalizar o processo de gravação e siga as próximas orientações.