Da UFPR para o mundo : Pedro Eugênio Rocha

Trabalhando no Facebook, ex-integrante do C3SL, conta um pouco sobre sua trajetória

Foto: Facebook Inc.

O ex – estudante de informática Pedro Eugênio Rocha, trabalha hoje no Facebook, como Systems Engineer Lead, e lidera o time que desenvolve o Cubrick no Facebook. Ex-aluno da Universidade Federal do Paraná, e também ex-integrante do Centro de Computação Científica e Software Livre, ele aceitou contar um pouco sobre sua trajetória como forma de inspiração a outros alunos.

Pedro fez graduação, mestrado e doutorado na UFPR, e garante que a Universidade lhe deu uma base muito sólida. A participação no C3SL foi uma ótima oportunidade de começar a se aprofundar em Ciência da Computação, ferramentas e projetos open source. Já que, segundo ele “parte dos motivos pelos quais eu fui contratado por um time de Data Warehouse é porque eu já tinha trabalhado com isso no projeto ProInfo Data (do C3SL)”.

A proposta de emprego no Facebook veio no doutorado, quando um recrutador entrou em contato, depois de uma conferência em que participou. Foi assim que teve a oportunidade de desenvolver e tornar o projeto de doutorado um produto real, utilizado por diversos outros times dentro da empresa.

As entrevistas, muito complicadas, giraram bastante em torno de coisas já aprendidas e trabalhadas no C3SL. Depois de várias rodadas de entrevistas por telefone, ele acabou recebendo uma oferta e mudando para o Vale do Silício.  Hoje, seu trabalho envolve bastante pesquisa, produção de artigos, participação em conferências  e liderar o time que desenvolve o Cubrick no Facebook.

Quando perguntado sobre sucesso, Pedro garante que sucesso é “trabalhar com algo que você goste, em um projeto que você se importe. Independente da empresa ou do salário. Você produz muito mais quando trabalha em algo com que você realmente se importe”.