Quem somos

Fundado em 2002, no Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná, o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) é um grupo de pesquisa atuante no desenvolvimento de soluções computacionais. O grupo já realizou atividades de análise e desenvolvimento em diversos campos de forte impacto social, tais como acompanhamento de políticas de inclusão racial, mobilização social, logística educacional e distribuição de energia elétrica.

Com registro no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq, realizamos estudos que visam aprimorar e facilitar processos e serviços para empresas, instituições e órgãos públicos. Por meio da inclusão digital, buscamos beneficiar a sociedade brasileira em seu todo, publicando em formato de software livre todo pacote de software resultante destas pesquisas. O C3SL opera na migração de sistemas proprietários para plataformas de software livre e na otimização de pessoal e de custos de soluções de hardware e software. Nossas pesquisas abrangem diversas áreas da ciência computacional, tais como Banco de Dados, Engenharia de Software, Redes e Sistemas Distribuídos, Inteligência Artificial, entre outras.

Objetivando abarcar a pluralidade das demandas requeridas, o C3SL é formado por uma equipe multidisciplinar, com docentes pesquisadores. Possuímos seis linhas de pesquisa ativas, as quais se encontram em uso pelas empresas ou órgãos solicitantes: Ciências Forenses Computacionais; Inteligência Artificial Aplicada; Medicina Assistida por Computação Científica; Preservação Digital; Sistemas Computacionais Avançados e Sistemas para Informática na Educação.

Veja aqui quem são os pesquisadores do C3SL.