Pesquisa usa framework 5W2H para diagnosticar elementos de jogos, e reforça importância de práticas participativas com educadores na criação de jogos digitais
A MECRED, maior rede social da educação do Brasil, estará no Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2025). O evento será realizado entre os dias 8 e 10 de setembro, na capital mineira. Criada pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) em parceria com o Ministério da Educação, a rede é tema de artigo aprovado para apresentação no evento nacional de destaque na área Interação Humano-Computador.

O trabalho “Gamificar para engajar: Utilizando o framework 5W2H para o diagnóstico de elementos de jogos na MEC RED” tem como objetivo propor uma análise dos elementos de gamificação presentes na rede social. Os pesquisadores propõem diagnosticar e aprimorar os mecanismos que estimulam o engajamento e a permanência dos profissionais da educação na plataforma. O artigo é assinado pelos pesquisadores de graduação do C3SL, Gabriela dos Santos e Mariane Cassenote, pelo ex-bolsista do C3SL, Nicolas Rizzardi; pela pesquisadora de doutorado do C3SL, Krissia Menezes; e pelos professores do Dinf e pesquisadores sênior do C3SL, Roberto Pereira e Rachel Reis.
A MECRED é uma plataforma pioneira voltada para o compartilhamento de recursos educacionais digitais, com foco na colaboração entre professores e profissionais da educação de todas as regiões do Brasil. A rede social conta hoje com mais de 45 mil usuários e 35 mil recursos disponíveis gratuitamente, hospedados exclusivamente em datacenter próprio do C3SL na UFPR.
O estudo apresentado no IHC analisa a gamificação da MECRED — ou seja, a incorporação de elementos de jogos para melhorar a experiência do usuário e estimular maior participação. Utilizando o framework 5W2H, que considera sete dimensões essenciais para a avaliação (Quem?, O quê?, Por quê?, Quando?, Onde?, Como? e Quanto?), a pesquisa identificou 12 elementos de jogo na plataforma, como coleções, níveis, pontos, medalhas, conteúdos desbloqueáveis, status social e premiações.
Mesmo identifica de tais elementos, o diagnóstico indica que a gamificação na MECRED está concentrada em níveis básicos e intermediários (componentes e mecânicas), e que com isso ficam faltando as dinâmicas mais abstratas que engajam profundamente os usuários. A pesquisa também aponta falta de clareza nos critérios, recompensas e objetivos dos elementos dos recursos de gamificação postados na rede, bem como pouca integração entre eles. De acordo com o estudo, isso pode resultar em experiência fragmentada, o que dificulta a permanência e maior engajamento dos docentes.
As principais contribuições do estudo incluem um diagnóstico estruturado e detalhado da gamificação na MEC RED a partir do 5W2H, que aponta pontos fortes e limitações, bem como oportunidades explícitas para aprimorar a experiência do usuário. O estudo sugere a importância de um redesign que integre melhor os elementos de jogo, elevando-os para níveis mais abstratos e alinhando-os claramente aos objetivos pedagógicos e sociais da plataforma.