Soluções Corporativas

O Departamento de Informática da UFPR, do qual o C3SL é parte, é credenciado pelo Comitê de Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), conforme Resolução CATI/MCTI nº 215, de 07 de julho de 2021.

Os projetos vinculados à LI são estruturados conforme a Metodologia de Avaliação (AvalRDA) descrita no Manual de Análise do Relatório Anual (RDA) do MCTI. Dessa forma, os projetos executados cumprem os requisitos para a prestação de contas referente ao cumprimento das obrigações de aplicação em P&D por parte das empresas parceiras.

A equipe do C3 é multidisciplinar, capacitada e especializada no desenvolvimento de grandes projetos estruturantes de Sistemas de Larga Escala, Big Data, Inteligência Artificial, Segurança da Informação e Nuvem Computacional. O C3SL executou projetos com diversos órgãos do Governo Federal, Governos Estaduais e empresas nacionais e multinacionais.

Além disso, o C3SL é o maior repositório OSS (Operations Support Systems) de Software Livre do hemisfério sul e um dos maiores do mundo.

Como funciona o trabalho do C3SL com empresas?

Diagnosticada a demanda da empresa, os pesquisadores do C3SL se reúnem com os representantes da potencial parceira. A partir desse entendimento inicial, os pesquisadores estudam o assunto e propõem um plano de solução, o qual é lapidado até estar de acordo com a demanda da empresa. Quando a proposta é aprovada, a equipe do C3SL inicia a transferência tecnológica visando a completa internalização por parte da equipe de P&D da empresa parceira.