Projetos

Os projetos de pesquisa do grupo têm caráter multidisciplinar e envolvem estudos em diversas áreas da ciência da computação, tais como banco de dados, engenharia de software, redes e sistemas distribuídos, interação humano-computador e inteligência artificial.

O C3SL tem atuado como parceiro de instituições públicas brasileiras como o Ministério da Educação e Ministério das Comunicações, realizando projetos de pesquisa e desenvolvimento que visam disponibilizar soluções de software livre. O grupo também atua na migração de sistemas proprietários para plataformas de software livre e na otimização de pessoal e de custos de soluções de hardware e software. Todo pacote de software que resulta destes estudos é publicado em forma de software livre.

O grupo é composto por uma equipe interdisciplinar, com pesquisadores atuando em diversas áreas da computação e conhecimento aplicado nas áreas de educação, saúde, cultura, energia elétrica, logística e biologia. O  C3SL atua em diversas linhas de atuação, sendo as principais: inteligência artificial aplicada, medicina assistida por computação científica, preservação digital, sistemas computacionais avançados e sistemas para informática na educação.

As linguagens de programação utilizadas em cada projeto são definidas de acordo com as características da solução a ser desenvolvida, porém pode-se destacar como sendo as principais: Shell Script, C, Python, Ruby, Java.

Confira nosso projetos Concluídos e nossos projetos Em andamento.