Soluções Governamentais

O grupo de pesquisa C3SL possui 20 anos de experiência na execução de projetos demandados por diversos órgãos da administração pública direta e indireta, nas esferas dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Além disso, a Universidade Federal do Paraná integra o Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União e, portanto, pode celebrar com outros órgãos e entidades da União o Termo de Execução Descentralizada, objetivando a execução de programas, de projetos e atividades, nos termos do Decreto n: 10.426, de 16 de julho de 2020.

Ao desenvolver projetos junto a órgãos governamentais, os pesquisadores altamente qualificados atuam em conjunto com alunos de graduação e de pós-graduação, o que permite aos projetos um ganho de escala e ampliação da pesquisa envolvida no escopo do projeto executado.

O C3SL mantém uma intensa rede de relacionamento com outros laboratórios de pesquisa e desenvolvimento ao redor do globo, possibilitando uma constante atualização das linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório do C3SL.

O grupo de professores e alunos executou e executa projetos com MEC, MC, MCTI, MMFDH, MS, FNDE, entre outros órgãos do Governo Federal. Os projetos concluídos ou em andamento tratam de monitoramento de políticas públicas utilizando TIC’s, desenvolvimento de novas tecnologias voltadas às ações e programas de governo, Tecnologias aplicadas a fluxos de processos complexos.

Com procedimentos jurídicos e administrativos céleres e seguros, o C3SL alcança elevados níveis de qualidade na execução e gestão de projetos. Isto garante foco exclusivo da equipe técnica no objeto da pesquisa. Por consequência, foca na busca por resultados que apoiem as empresas parceiras na solução das demandas apresentadas

Conheça alguns dos órgãos junto aos quais o C3SL já atuou.

Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

• Pesquisa de Redes Sociais em nuvem voltadas para objetos Educacionais. Pesquisa e desenvolvimento sobre o uso de sistema em nuvem para disponibilização de um protótipo de rede social para os professores, voltada à utilização dos objetos educacionais através do compartilhamento de informações;
  • Pesquisa em difusão e avaliação coletiva de conteúdos educacionais para uso em sala de aula.  Pesquisa multidisciplinar nas áreas de tecnologias abertas e informática na educação, relacionadas a um Portal Integrado de Objetos Educacionais atraente aos usuários pela disponibilidade de recursos inteligentes de classificação de objetos, sintonizados com o perfil de cada usuário e diretrizes curriculares vigentes, além de mecanismos de colaboração e gestão.
  • Pesquisa e Inovação na Integração e Visualização de Dados do Programa Nacional do Livro Didático. Pesquisa e prototipação funcional para minerar e tratar os dados constantes nas bases do FNDE (SIMEC, SIMAD, SPOOL, CPP) para fins de suporte à tomada de decisões e acompanhamento gerencial, na forma de aplicação web com Painel de Indicadores do PNLD.

Ministério das Comunicações (MC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

• Inclusão Digital Integrada. Fortalecimento dos projetos de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações por meio do desenvolvimento e disponibilização de tecnologias de monitoramento e gerência remota de ambientes computacionais, tendo em vista o monitoramento on-line de projetos de Telecentros e Cidades Digitais, implementados pelo Ministério das Comunicações nos municípios, no âmbito da inclusão digital.
  • Inclusão Digital Integrada – Monitoramento dos indicadores de inclusão digital do MCTIC. Execução de projeto de fortalecimento dos projetos de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) por meio da pesquisa, desenvolvimento e disponibilização de tecnologias de coleta e análise de dados dos ambientes computacionais, bem como de indicadores de inclusão digital, tendo em vista os programas de inclusão digital GESAC, Telecentros e Cidades Digitais e Centros Vocacionais de Tecnologias (CVT’s) implementados pelo MCTIC.

Ministério da Saúde (MS)

• PInSIS – Pesquisa e Inovação em Sistemas de Informação para Saúde. Execução de pesquisa e inovação para o fortalecimento dos projetos de conexão com a Internet do Ministério da Saúde (MS) por meio da disponibilização de tecnologias de monitoração e gerência remota de conexões, tendo em vista a criação de uma plataforma integrada de acompanhamento e análise de dados de uso dos equipamentos adquiridos/financiados pelo MS.

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH)

Sistema de Monitoramento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Execução de projeto de consolidação do Sistema de Monitoramento de Políticas de Promoção de Igualdade Racial – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPPIR), por meio da pesquisa, desenvolvimento e disponibilização de tecnologias de monitoramento e interatividade, tendo em vista a integração de novas funcionalidades ao Sistema de Monitoramento já existente.

Secretaria Nacional de Juventude

Participatório – Observatório Participativo da Juventude. Criado em 2012 e mantido pelo Governo Federal, consiste em um ambiente virtual de interação entre jovens, redes, grupos, movimento sociais, gerentes, pesquisadores e parlamentares relacionados a questões da juventude na produção do conhecimento, proposição de políticas públicas e mobilização social.