Em andamento

Linux Educacional: realizado em parceria com o Fundo Nacional de Educação (FNDE), o objetivo principal é a pesquisa multidisciplinar nas áreas de software livre e informática na educação resultando em um software de sistema que maximiza o desempenho de computadores escolares e um ambiente de aplicativos com interface adequada para o público escolar.

Agendador:  projeto de pesquisa realizado em parceria com o Ministério das Comunicações (MC) no âmbito do programa Cidades Digitais, visando disponibilizar um software de aplicação que permita a realização de agendamentos de serviços públicos.

SIMMC (Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério das Comunicações): projeto de pesquisa realizado em parceria com o Ministério das Comunicações (MC), com o objetivo de prover mecanismos para o  monitoramento on line dos projetos de inclusão digital implementados pelo ministério nos municípios brasileiros: telecentros, GESAC e cidades digitais.

SEPPIR:  projeto de pesquisa realizado em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR)  visando a consolidação do sistema de monitoramento de políticas de promoção de igualdade racial – por meio da pesquisa, desenvolvimento e disponibilização de tecnologias de monitoramento e interatividade.

SIMCAQ: O projeto “Simulador de Custo-Aluno-Qualidade (SimCAQ)” visa a disponibilização gratuita e via internet de um simulador para dar suporte ao processo de elaboração/adequação e monitoramento/avaliação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação visando a articulação das metas educacionais locais com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 13.005 de 25/06/2014 – e a previsão do montante de recursos financeiros necessário para a oferta da educação básica em condição de qualidade no período dos planos.

Portal MEC: em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), este portal de conteúdos educacionais provê serviços relacionados com o armazenamento e distribuição de conteúdos educacionais, com propriedades como busca simples e avançada, ranqueamento de resultados levando em consideração métricas como similaridade de palavras chave, pontuação de autores, quantidade de downloads e recomendações de outros usuários.

OpenSLX: StateLess Extension (Estado Permanente do Sistema Operacional) – Projeto desenvolvido em parceria com Freiburg/Alemanha. O projeto visa oferecer sistemas operacionais remotamente, o projeto explora a tecnologia ipxe para fazer a inicialização de um computador (todo o sistema operacional) via rede, ainda que oferecemos somente inicialização para o sistema operacional Linux/Ubuntu (Software Livre) o projeto já possui suporte para oferecer MS Windows via virtualização. O projeto visa oferecer sistemas operacionais com a capacidade de personalização do ambiente via portal web, bem como instalação de novos programas e este sistema personalizado pode ser disponibilizados para n usuários. Com isto visamos overecer o sistema como Software Livre para o alcance de todos.

PInSIS (Pesquisa e Inovação em Sistemas de Informação para Saúde): projeto firmado em parceria com o Ministério da Saúde, onde o seu objetivo é o monitoramento de equipamentos médicos para dar transparência ao investimento público. A ideia básica é garantir o bom uso do recurso aplicado pelo Ministério da Saúde na compra de equipamentos visando o bem-estar do paciente. Para isso, é preciso monitorar se o equipamento entregue é instalado, está em operação e, principalmente, se está atendendo pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).