Espelhos

O C3SL mantém um espelho dos principais repositórios de software livre para ajudar em sua divulgação e uso, pois para que o software livre seja usado é importante que seja facilmente acessível. A disponibilidade desses espelhos aumenta a velocidade de download (acesso) pelos usuários, principalmente do Brasil e do restante da América Latina, contribuindo para sua disseminação.

Atualmente, o C3SL possui o maior espelho não-comercial de software livre do Hemisfério Sul e um dos maiores do mundo, tanto em termos de repositórios hospedados quanto em fluxo de download. Isso exige investimento significativo em hardware, conexão de rede e configuração e administração da máquina para que ela suporte a grande demanda. Para manter o espelho sincronizado com os sites de origem mesmo sob alta carga, foi desenvolvido um processo de atualização dos repositórios mais eficiente que o tradicional.

 

No momento, o C3SL hospeda os seguintes espelhos:

Sistema operacional Linux baseado na distribuição Debian, para todas as arquiteturas de processadores.

Distribuição Linux para trabalhos multimídia.

Atualizações de segurança do pacote Debian.

Disponibiliza versões suficientemente atualizadas de pacotes que precisam de constantes atualizações para se manterem úteis, como programas antivírus e anti-spam, por exemplo.

Distribuição Ubuntu linux.

Sistema operacional baseado no software BSD, outra versão de unix, voltado para computadores pessoais com um sistema de fácil instalação.

Maior repositório de software livre do mundo, com milhares de programas para as mais variadas funções.

Um dos mais completos e sofisticados pacotes para análises estatísticas, com qualidade comparável aos melhores comerciais.

Distribuição linux feita no Brasil, personalizada para as máquinas mais freqüentes em nosso mercado e com bastante documentação em português, o que permite a usuários leigos instalarem e usarem o sistema linux sem necessidade de apoio técnico. É uma das distribuições mais populares.

Nova versão da conhecida distribuição kurumin do linux.

Distribuição Linux baseada em pacotes binários, gerenciados pela ferramenta Pacman.

É uma solução em informática que tem como foco principal o uso em desktops, reunindo diferenciais como praticidade, segurança, estabilidade e beleza.

Se caracteriza por possuir suas próprias ferramentas de configuração. É uma das distribuições Linux mais potentes e fáceis de usar, pois aposta em um sistema com muitas ferramentas que auxiliam os iniciantes em Linux.

Software distribuído pela Free Software Foundation (FSF).

Hospeda projetos de software livre que não fazem parte do projeto GNU (não é hospedado pela FSF). A distribuição é análoga ao sourceforge, porém roda apenas software livre.

A distribuição completa conta com navegador firefox e correlatos. Essa distribuição pode ser utilizada também para outros sistemas operacionais, e não somente para Linux.

Kernel do Sistema Operacional Linux.

Distribuição SYS do sistema Linux, feita na Guiana Francesa e adaptada às necessidades locais.

Distribuição fedora do sistema Linux.

Distribuição completa da suite Openoffice, para todas as plataformas.

Visa atender à necessidade de um desktop para estações de trabalho UNIX fácil de usar, similar ao encontrado em ambientes Macintosh e sistemas operacionais Microsoft Windows.

Oferece ferramentas para criar aplicações em linguagem Java, C/C++ e Ruby.

Distribuição Linux baseada em Debian.

Framework de desenvolvimento web produzido pelo SERPRO.

O SliTaz GNU/Linux é um sistema operacional livre, leve, rápido e estável que funciona completamente carregado na memória RAM e inicia a partir de mídias removíveis.

Conhecido framework de desenvolvimento web.

Sistema de software livre de matemática.

Motor antivírus em código-aberto.

Distribuição do sistema operacional GNU/Linux.

Tecnologias assistivas baseadas em software livre.

Distribuição Mandriva Linux, que tem como objetivo a criação de uma administração estável e confiável para orientar projetos colaborativos.

Libreoffice.

Versão alternativa da distribuição Fedora para usos específicos.

Distribuição completa de GNU/Linux no Portage.

Distribuição completa de GNU/Linux brasileira, desenvolvida para uso acadêmico.

Distribuição Linux baseada no Gentoo.

Mini-distribuição Linux baseada em Debian orientada a recuperação e administração.

Distribuição GNU/Linux.

Distribuição GNU/Linux, disponibilizada desde 2006 para as escolas públicas brasileiras através do PROINFO.

Sistema operacional Linux voltado para dispositivos embarcados.