Linhas de Pesquisa

1. Ciências Forenses Computacionais

A popularização da internet, os avanços na computação móvel e a participação intensa da sociedade e da administração pública em um mundo virtual requerem novas formas para se tratar a grande massa de dados produzida por sistemas computacionais, bem como os crimes cibernéticos perpetrados nesses sistemas e contra usuários conectados.

O objetivo desta linha de pesquisa é estudar, compreender e desenvolver metodologias, técnicas, mecanismos e ferramentas inovadoras para lidar com atividades de perícia forense computacional. São exemplos destas atividades: descoberta de conhecimento automatizada, análise e preservação de artefatos digitais, criação e aprimoramento de workflows (fluxo de trabalho) científicos, processamento e visualização de big data, defesa contra códigos maliciosos, monitoramento de redes heterogêneas, data-warehousing (coleção de dados organizados de tal forma a propiciar diretrizes para tomada de decisões) eficiente, Inteligência Artificial (IA) aplicada à forense, preservação de privacidade, entre outras.

2. Inteligência Artificial Aplicada

Estudo da aplicação de técnicas de inteligência artificial em problemas difíceis em outras áreas da ciência da computação. A ideia é que os recentes avanços da IA possam beneficiar outras áreas da computação que ainda tem problemas importantes para serem tratados e cujas soluções com técnicas clássicas ainda não são efetivas.

3. Medicina Assistida por Computação Científica

O C3SL participa como laboratório associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC), com objetivos específicos de:

3.1) Criar uma plataforma de alto desempenho para processamento de imagens médicas através de computação em grid usando GPUs.

3.2) Propor um padrão de metadados para a descrição de serviços em grades computacionais.

4. Preservação Digital

Os meios e técnicas digitais de armazenamento e transporte de informação reduzem custos e aumentam a eficácia dos processos de difusão do conhecimento. O objetivo da preservação digital é garantir o acesso continuado a longo prazo dessas informações armazenadas digitalmente. Assim, visamos estabelecer protocolos de compartilhamento e estratégias de replicação garantindo os requisitos de Preservação Digital.

5. Sistemas Computacionais Avançados

Desenvolvimento de software básico baseado em software livre para otimização de recursos computacionais:

5.1) Gerência Remota de Laboratórios de Informática;

5.2) Otimização de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho;

5.3) Sistemas Operacionais;

5.4) Redes e Sistemas Distribuídos;

5.5) Projetos de Sistemas Gráficos.

6. Sistemas para Informática na Educação

Estudar o poder de adaptação do software a um aprendiz diante do reconhecimento e do tratamento de suas particularidades. Pode ter impactos positivos nos níveis de educação básica, especializada e continuada. Aborda alguns dos mais relevantes aspectos adaptativos de software educacional. As principais teorias e resultados do grupo se relacionam com os seguintes tópicos: ferramentas de autoria; jogos heurísticos educacionais; conceitos visuais especializados; e ensino de programação de computadores.