O Paraná Digital (PRD) é um projeto de inclusão digital das escolas públicas (são 2.100 escolas, incluindo as escolas rurais) do Estado do Paraná. Está fundamentado na disponibilidade de meios educacionais através de computadores e da Internet, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Foi resultado de uma parceria de sucesso que trabalhou para atender a política de Estado: instalar um laboratório de Informática com acesso à internet em cada uma das 2.100 escolas públicas do Paraná, visando possibilitar aos professores e alunos dessas escolas o uso de ferramentas de Internet, editoração, planilhas e diversos programas de software livre úteis para a educação. Além disso, o projeto se preocupa com o uso continuado dos laboratórios e para tanto conta com as seguintes ferramentas:
PRD Estatística: O PRD Estatística é um sistema único e integrado de todas as escolas que viabiliza estatísticas e planejamento do crescimento do parque instalado, auxiliando os técnicos de ensino na identificação de problemas e gargalos.
Multiterminal: Com apenas 15 computadores, o Laboratório Multiterminal tem capacidade para 60 usuários e custa 50% menos que um laboratório comum. Em cada computador (CPU) são ligados 4 conjuntos de monitor, teclado e mouse, possibilitando que os usuários trabalhem simultaneamente. Desta forma, foi possível aproveitar, para fazer parte dos conjuntos de periféricos, equipamentos que, em outra situação, seriam obsoletos. O multiterminal possibilitou uma economia de 30 milhões de reais na realização do PRD.
Em maio de 2011 os sistemas de diagnóstico registraram mais de 1900 escolas operando plenamente, o que representa 90% do parque total. As demais escolas ainda não possuem os laboratórios em funcionamento porque ainda não foram realizadas as obras de reforma para recebê-los. Em seis anos de funcionamento foram realizados dois upgrades completos e os uptimes registrados nas escolas vão além do esperado.