Acontece entre os dias 26 a 29 de março de 2019, a 22ª Conferência Conjunta EDBT/ECDT 2019, na cidade de Lisboa, Portugal. Neste ano o Centro de Computação Cientifica e Software Livre (C3SL) estará participando com o artigo demo aceito, ”HOTMapping Historical Open Data”.

Esta ferramenta permite definir e armazenar mapeamentos de origens Open data em uma fonte de dados integrada em MonetDb. Atualmente a ferramenta é usada para armazenar e gerenciar mapeamentos de dados abertos educacionais disponibilizados anualmente pelo INEP. Explica o Prof. Dr. Marcos Didonet Del Fabro1, em sua home page.

O projeto teve a participação de muitas pessoas para sua criação. Alguns deles eram desenvolvedores de ferramentas, usuários de ferramentas e testadores de ferramentas: Rudolf Eckelberg, Hamer Iboshi, Victor Picussa, Henrique Varella Ehrenfried, Rafael Castilho, Vytor Calixto, Fernando Erd, Glenda Trem, Gabriel Ruschel, Gustavo Hornig. Os interessados em conhecer melhor o código criado, ele é aberto e pode ser acessado e baixado pelo link: https://gitlab.c3sl.ufpr.br/tools/hotmapper .

Seguindo o bem-sucedido modelo SIGMOD / PODS, EDBT e ICDT são realizados anualmente como conferências conjuntas, a partir de 2009. O EDBT2 é um fórum estabelecido e de prestígio para o intercâmbio dos mais recentes resultados de pesquisa em gerenciamento de dados. E o ICDT é uma conferência científica sobre pesquisas sobre os fundamentos dos sistemas de banco de dados. Por ter uma identidade europeia, geralmente é realizada em locais históricos europeus.

Serviço

¹Para informações adicionais sobre o artigo: https://web.inf.ufpr.br/didonet/2019/01/15/hotmapper-mapping-historical-open-data/

²Para mais informações acesse: http://edbticdt2019.inesc-id.pt/?main