Preservação digital com armazenamento distribuído

A disponibilização de conteúdo digital e a sua preservação com acesso garantido a longo prazo, é um grande desafio para as instituições do mais variados segmentos. Altos custos de manutenção (hardware, profissionais treinados, etc.) além da falta de garantia em caso de desastres levam a quase insustentabilidade e impossibilidade de um sistema comum de Preservação Digital. Além de, atualmente, faltarem soluções Open Source que garantam esta preservação.

O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de preservação digital baseado em armazenamento distribuído, capaz de armazenar dados com garantias de integridade por longo prazo, exigindo somente que os participantes ofereçam computadores convencionais com espaço disponível em disco e acesso a Internet.

A arquitetura proposta é baseada em redes Peer-to-Peer (P2P) estruturadas e em estratégias de replicação que consideram níveis variáveis de confiabilidade. Além disso, o grupo pretende integrar a esta rede distribuída o Dspace, um dos principais sistemas de gerenciamento de bibliotecas digitais.

Equipe do Grupo de Trabalho

Coordenador:
Luis Carlos Erpen de Bona
Pesquisadores:
André Vignatti
Carlos Carvalho
Eduardo Cunha de Almeida
Marcos Didonet Del Fabro
Marcos Sunye
Equipe Técnica:
Edson Ramiro Lucas Filho
Fabiano da Cruz
Felipe do Nascimento
Fernando Pietchaki Domingues
Francisco Panis Kaseker
Guilherme Alex Derenievicz
Henrique Denes Hilbenberg Fernandes
Lauro Luis Costa
Lucio Foltran da Silva
Rafael Zabotini Venjenski