Prospecção de tecnologias digitais para ambientes educacionais

Os ambientes educacionais evoluíram na última década através da implantação de laboratórios de computadores nas escolas. Diversas ações foram tomadas nos diversos níveis de governo, desde o Governo Federal até os municipais. Basicamente, estas ações tiveram como metas: (1) levar a Internet para as escolas; (2) implantar fisicamente uma rede de computadores com acesso à Internet; (3) desenvolvimento de software para o público escolar, desde os sistemas operacionais aos aplicativos para os usuários, incluindo conteúdo educativo; e (4) treinamento em massa de professores em todos os níveis.

Embora estas ações sejam de extrema importância e é fundamental que continuem a ocorrer, é necessário destacar que a informática evoluiu rapidamente nos últimos 3 ou 4 anos no que se refere a massificação de dispositivos embarcados que visam facilitar o livre acesso à Internet e à informação em geral. Do ponto de vista educacional, é vital que professores e alunos possam ter acesso à rede mundial de informações e em particular aos portais educativos do MEC não apenas nos laboratórios escolares, mas também em casa ou na rua, através de dispositivos como smart phones e tablets.

Para o MEC é fundamental acompanhar estas tecnologias e, do mesmo modo como aconteceu com os computadores, incentivar seu uso. Porém, para atingir o ideal de se ter todos estes equipamentos heterogêneos, as ações preliminares devem ser cuidadosamente realizadas, desde a prospecção de novas tecnologias, passando pela redação dos editais de licitação, incluindo a instalação dos sistemas operacionais e demais aplicativos, e finalmente até o sistema de acompanhamento dos equipamentos.