SIMTransparência

SIMTransparência é uma ferramenta de visualização de dados públicos, desenvolvida pelo C3SL, Centro de Computação Científica e Software Livre da Universidade Federal do Paraná. Seu objetivo é apresentar de forma sistematizada e ativa os dados disponíveis no Portal da Transparência do Governo Federal.  Esse sistema, ainda em desenvolvimento, compara dados coletados do Portal e disponibiliza em formato de gráficos, facilitando assim a visualização e a aplicação dessas informações.

O acesso ao Sistema é livre, sem login e senha, e irrestrito. O objetivo consiste em apresentar formas alternativas de navegação e visualização dos dados de maneira a complementar um sistema já existente, o Portal da Transparência, e não, substituir.  Assim, com o SIMTransparência, a transmissão desses dados se torna mais acessível, os dados mais refinados, e tempo de pesquisa é economizado. Além do mais, através da ferramenta é possível pesquisar dados por datas, fornecedores, ações de forma mais organizada e específica, o que facilita o acesso de dados a cidadãos comuns.  Em última instância, os dados do Portal da Transparência do Governo Federal devem ser utilizados para confirmar os dados aqui apresentados.

Este sistema  é resultado de um conjunto de pesquisas na área da Informática aplicada à Administração Pública e o C3SL, é conhecido por seu histórico nessa área. Hoje, o sistema tem disponível dados de todas as Universidades Federais do Ensino Superior (IFES),e terá seu banco de dados ampliado no futuro. E tem três páginas chamadas de dashboards, que apresentam os seguintes dados, explicados a seguir:

 

  • Despesa Corrente: despesas de custeio de manutenção das atividades dos órgãos da administração pública, como por exemplo: despesas com pessoal, juros da dívida, aquisição de bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, despesas com água, energia, telefone etc. Estão nesta categoria as despesas que não concorrem para ampliação dos serviços prestados pelo órgão, nem para a expansão das suas atividades (definição Tesouro Nacional).
  • Diárias: o servidor civil da administração federal direta, autárquica e fundacional que se deslocar a serviço, da localidade onde tem exercício para outro ponto do território nacional, ou para o exterior, fará jus à percepção de diárias segundo as disposições do Decreto nº 5.992, de 19 de dezembro de 2006. As diárias serão concedidas por dia de afastamento da sede do serviço, destinando-se a indenizar o servidor por despesas extraordinárias com pousada, alimentação e locomoção urbana.
  • Despesa com Pessoal: corresponde à despesa com pessoal ativo, inativo e pensionista, incluindo vencimentos e vantagens, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais, bem como os encargos sociais e as contribuições às entidades de previdência. Excluem-se as indenizações por demissão, os incentivos à demissão voluntária, as decorrentes de decisão judicial de competência de período anterior e de inativos, custeadas por recursos provenientes da arrecadação de contribuições dos próprios segurados, conforme o disposto no art. 18 da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).