Persistência e desempenho de dados em larga escala

Em parceria com o SERPRO, este projeto envolve a análise de desempenho, escalabilidade e confiabilidade das soluções para banco de dados existentes. Tem como objetivo a definição de estratégias de migração das bases de dados para arquiteturas mais recentes. E ainda o desenvolvimento de uma arquitetura ideal para a construção de um sistema de apoio à decisões estratégicas para o governo brasileiro.O convênio concede bolsas de estudo para alunos de graduação e pós-graduação, que estão estudando em suas teses e dissertações problemas concretos enfrentados pelo Serpro na gestão da informática do governo brasileiro. A pesquisa deverá identificar, especificar, implementar e testar abordagens de acesso a dados cujas decisões básicas de arquitetura estão baseadas em arquiteturas abertas, multiprocessados, em cluster e grid.

 

O projeto está dividido em três linhas temáticas:

1) Planejamento da capacidade
Esta linha temática é relativa ao desenvolvimento de métodos de acesso a dados em diferentes fases do projeto de sistema de informação. Visa a especificação de arquiteturas de acesso a dados, tanto em relação ao sistema, quanto em relação aos mecanismos de software próprios da camada de acesso. Esta linha procura estabelecer critérios de decisão no que diz respeito às abordagens de cluster e grid para a configuração de sistemas baseados em software livre competitivos em relação a sistemas baseados em software proprietários.
2) Análise de desempenho
Esta linha temática diz respeito à especificação de sistemáticas de testes sobre escalabilidade em sistemas habilitados para a web e distribuídos, baseados em software livre em geral, além de abordagens para as arquiteturas de sistemas identificadas como relevantes para o contexto do governo eletrônico.
3) Modernização do legado
Esta linha temática é destinada à descoberta e definição de estratégias de modernização do legado, para a remoção de dependências em relação aos SGBD atualmente em uso. A linha de pesquisa deverá considerar que o público ao qual as estratégias se destinam são tomadores de decisão sobre a modernização do legado e profissionais de desenvolvimento e operação de sistemas, com características de atuação diferenciadas.