Apoio computacional ao ensino de xadrez nas escolas brasileiras (MEC)

O projeto “Apoio Computacional ao Ensino de Xadrez nas Escolas Brasileiras” foi desenvolvido pela equipe do C3SL em parceria com a Secretaria de Ensino a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) e com o apoio do Centro de Excelência de Xadrez (CEX).

O objeto central deste projeto é utilizar o “estado da arte” em termos de Tecnologia Educacional baseada em Software Livre e suas áreas associadas, para desenvolver novos módulos e dar manutenção para as ferramentas de Software responsáveis pelo apoio computacional ao projeto nacional de ensino de Xadrez nas escolas públicas brasileiras. Com isso, as escolas públicas de ensino básico que oferecem atividades extracurriculares aos alunos no sistema de contra-turno, ganham a importante opção de incluírem o xadrez em seus projetos de atividades extracurriculares.

Como produto deste projeto foi desenvolvido o xadrez livre, um ambiente aberto de competição, ensino e aprendizagem de xadrez. O Xadrez Livre é composto por três diferentes ferramentas: o Ambiente de Jogo, o Módulo de Aprendizagem e o Gerenciador de Torneios. O Ambiente de Jogo permite que os usuários joguem entre si e contra robôs, com o objetivo de reforçar a aprendizagem de usuários iniciantes e favorecer o desenvolvimento das habilidades em Xadrez de usuários mais experientes, de forma interativa e colaborativa. O Módulo de Aprendizagem tem como objetivo auxiliar o estudo das regras e aspectos introdutórios do jogo de Xadrez, disponibilizando explicações sobre o jogo e suas regras e exercícios de fixação da aprendizagem. Por último, o Gerenciador de Torneios é uma ferramenta para o planejamento e o acompanhamento de competições de Xadrez.logos_xadrez