CONDIGITAL – Conteúdos educacionais multimídia (MEC/MCT)

O aprendizado de conceitos de ciências apoiado por computadores ainda se encontra em estágios primários de desenvolvimento. Isto se verifica também na rotina da aprendizagem, onde as ferramentas de software destinadas a auto-estudo quase não estimulam a descoberta científica nem a face dialética de construção do conhecimento. A complexidade das relações lógicas nas diversas áreas de ciências torna o problema do aprendizado ainda mais difícil de ser articulado, uma vez que o aluno não usa uma única representação mental, mas uma variedade delas para construir conhecimento. Sendo assim, as variáveis cognitivas e a diversidade de cenários didático-pedagógicos fazem com que a atuação do professor seja baseada não somente em conhecimentos sólidos da área específica mas também em como facilitar o aprendizado por meio dos chamados objetos de aprendizagem. O objetivo deste projeto é o de aplicar técnicas de múltiplas representações externas para construir simuladores de cálculos e traçados gráficos, elaborados como objetos de aprendizagem capazes de apoiar estudantes de ciências do nível médio na aquisição de conhecimento.

O simulador pode ser visualizado em:http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/matematica/condigital2/midias/simulador.html

E o repositório de objetos educacionais em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/