Os ambientes educacionais evoluíram na última década através da implantação de laboratórios de computadores nas escolas. Diversas ações foram tomadas nos diversos níveis de governo, desde o Governo Federal até os municipais. Basicamente, estas ações tiveram como metas: (1) levar a Internet para as escolas; (2) implantar fisicamente uma rede de computadores com acesso à Internet; (3) desenvolvimento de software para o público escolar, desde os sistemas operacionais aos aplicativos para os usuários, incluindo conteúdo educativo; e (4) treinamento em massa de professores em todos os níveis.
Embora estas ações sejam de extrema importância e é fundamental que continuem a ocorrer, é necessário destacar que a informática evoluiu rapidamente nos últimos 3 ou 4 anos no que se refere a massificação de dispositivos embarcados que visam facilitar o livre acesso à Internet e à informação em geral. Do ponto de vista educacional, é vital que professores e alunos possam ter acesso à rede mundial de informações e em particular aos portais educativos do MEC não apenas nos laboratórios escolares, mas também em casa ou na rua, através de dispositivos como smart phones e tablets.
Para o MEC é fundamental acompanhar estas tecnologias e, do mesmo modo como aconteceu com os computadores, incentivar seu uso. Porém, para atingir o ideal de se ter todos estes equipamentos heterogêneos, as ações preliminares devem ser cuidadosamente realizadas, desde a prospecção de novas tecnologias, passando pela redação dos editais de licitação, incluindo a instalação dos sistemas operacionais e demais aplicativos, e finalmente até o sistema de acompanhamento dos equipamentos.