O Prof. Marcos Sfair Sunyé, um dos fundadores do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), também diretor de Ciências Exatas da UFPR, participou do programa Persona da UFPR TV. Na entrevista, Sunyé fala da sua carreira como pesquisador e também trata sobre os projetos do C3SL. Assista:

Ele lembra do projeto que deu início ao C3SL, o Paraná Digital, onde foi desenvolvido um sistema que possibilitava a utilização de um único CPU através de quatro terminais de monitores, teclados e mouses Segue o link da Wikipedia sobre o projeto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Multiterminal.

Sunyé lembrou sobre a importância do Software Livre para a valorização do profissional de computação. E o surgimento do C3SL como centro de pesquisa e difusão de Software Livre fundamentado na ética de compartilhamento. Abaixo alguns dos projetos citados pelo Prof. Marcos Sfais Sunyé, clique no link para conhecê-los:

Hospedagem de revistas acadêmicas:
http://www.portal.ufpr.br/revistas.html

PROINFODATA, coleta de dados do PROINFO/MEC, a qual ajuda a monitorar os computadores istalados por máquinas e todo o Brasil:
http://proinfodata.c3sl.ufpr.br/

Linux Educacional, sistema operacional voltado à educação:
http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/

Sistema Integrado de Monitoramento de Ministério das Comunicações:
http://simmc.c3sl.ufpr.br/