WTDSI 2016 – IX Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação

SBSI2016

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento para a apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários da comunidade de Sistemas de Informação. As pesquisas em Sistemas de Informação combinam aspectos multidisciplinares das áreas da Ciência da Computação, Matemática, Ciência da Informação, Administração, Comportamento Organizacional, entre outras. A aplicação dos diversos domínios de conhecimento na busca por soluções aos problemas envolvendo os Sistemas de Informação é o que motiva a realização deste evento.

O Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI) é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e de doutorado, em Sistemas de Informação, desenvolvidos nos programas de pós-graduação no Brasil. O seu objetivo é propiciar um ambiente construtivo para discussões, em que os alunos possam ter uma avaliação dos seus trabalhos por pesquisadores experientes em Sistemas de Informação.

Os participantes terão acesso a um panorama representativo da pesquisa em Sistemas de Informação no país, estimulando a integração e a cooperação de pesquisadores nessa área, e dando maior visibilidade às pesquisas em andamento para as comunidades acadêmica e industrial.

Devem ser submetidos trabalhos que versem sobre pesquisas em andamento. Pesquisas concluídas ou em fase de conclusão não serão aceitas. O trabalho pode ser submetido ao WTDSI, mesmo se uma outra versão estendida do artigo tiver sido submetida a outras trilhas e workshops ligados ao SBSI.

Datas Importantes

• Submissão de artigos até: 14/03/2016
  • Divulgação dos resultados: 04/04/2016
  • Submissão da versão final: 13/04/2016

Instruções para Submissão ao WTDSI 2016

Os autores deverão submeter dois documentos:

1. Ficha de Pesquisa, contendo uma descrição sucinta dos principais aspectos do trabalho, utilizando a Ficha de Pesquisa do WTDSI.

2. Artigo (resumo estendido) contendo, no máximo, 3 páginas para trabalhos de Mestrado e, no máximo, 4 páginas para trabalhos de Doutorado. Todos devem estar no formato do Modelo para Publicação de Artigos da ACM (http://www.acm.org/publications/proceedings-template). O artigo deve indicar, de forma clara, a natureza da sua contribuição e os problemas, domínios ou ambientes em que se aplicam. Sugere-se a seguinte estrutura para o artigo: Introdução, Apresentação do problema, Proposta de solução, Projeto de avaliação da solução, Atividades já realizadas e Conclusão.

Os artigos e as fichas de pesquisa podem ser escritos em Português ou Inglês. Os 2 arquivos (Ficha + Artigo) devem estar em formato PDF. Serão desconsideradas as submissões em formato diferente de PDF, que excedam o número de páginas ou que violem as instruções de formatação. As submissões devem ser feitas pela trilha “WTDSI 2016” no sistema JEMS da SBC (https://submissoes.sbc.org.br/ ).

Apresentação e Publicação

Os artigos aceitos serão publicados em seção específica dos anais do SBSI 2016, condicionados à inscrição (tipo “Estudante Pós”), do aluno. Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados pelos alunos durante o Workshop. Nesta ocasião, eles receberão opiniões e críticas construtivas de um Corpo Convidado de Debatedores, composto por pesquisadores da área de Sistemas de Informação, bem como da comunidade presente. Espera-se a participação ativa e a integração entre alunos e professores, de forma a delinear áreas de atuação para trabalhos futuros.

Premiação do Melhor Artigo

O WTDSI 2016 irá premiar o melhor artigo de Proposta de Mestrado e o melhor artigo de Proposta de Doutorado em SI. A escolha será feita por uma Comissão Julgadora composta por membros do Comitê de Programa.

Tópicos de interesse do WTDSI 2016

Os tópicos sugeridos para trabalhos submetidos ao WTDSI 2016 são os mesmos da trilha regular do SBSI 2016:

• Alinhamento estratégico entre TI e negócio
  • Arquitetura corporativa
  • Arquitetura de software de SI
  • Arquiteturas distribuídas, móveis e abertas
  • Arquitetura orientada a serviços e reuso
  • Aspectos humanos e sociais em SI
  • Datawarehousing e OLAP
  • E-business e e-commerce
  • Enterprise information systems (EIS), enterprise resource planning (ERP)
  • Estratégia de SI e modelos inovadores de negócios