Premiação de melhor paper na ICEIS 2018. (Foto: divulgação do evento)

O Centro de Computação Científica e Software Livre, da Universidade Federal do Paraná, teve destaque no mês de março (4), ao ganhar o prêmio de melhor paper apresentado no evento International ICEIS 2018: 20th International Conference on Enterprise Information Systems, que aconteceu na Ilha da Madeira, em Portugal.

A apresentação intitulada “Searching and Ranking Educational Resources based on Terms Clustering”  teve como foco principal um método de ranqueamento dos resultados da pesquisa retornados pela “Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais”, projeto desenvolvido pelo Centro.

Marina Hoshiba Pimentel, doutoranda de Informática na UFPR e representante do projeto na premiação comemora a conquista “alcançar reconhecimento num evento internacional é uma enorme satisfação, sinto-me muito feliz em poder representar o grupo C3SL e o nosso Departamento de Informática internacionalmente”.

O evento tem o propósito de reunir pesquisadores, engenheiros e interessados nos avanços e aplicações comerciais de sistemas de informação. Principalmente em aplicações do mundo real, onde os autores devem evidenciar os benefícios trazidos pela tecnologia da informação, mostrando como as ideias propostas solucionam os problemas práticos.

Além de Marina, o trabalho teve co-autoria de outros  dois pesquisadores: Israel Barreto Sant’Anna e Marcos Didonet Del Fabro.

O trabalho

O trabalho premiado propõe um modelo de busca e ranqueamento de recursos educacionais em repositórios digitais, com o objetivo de fornecer resultados mais relevantes e melhor classificados, minimizando assim, as dificuldades que educadores, professores e alunos sofrem ao procurar por materiais apropriados neste contexto.

Esta pesquisa faz parte de um projeto maior que é desenvolvido no C3SL, a Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais, lançada em novembro de 2017.