Concluídos

Os principais produtos de software  resultantes dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo são listados a seguir:

Paraná Digital: projeto de pesquisa realizado em parceria com o governo do estado do Paraná, visando promover inclusão digital nas escolas públicas do estado, possibilitando aos professores e alunos dessas escolas o uso de ferramentas de internet, editoração, planilhas e diversos programas de software livre úteis para a educação. Os produtos resultantes deste projeto de pesquisa são o PRD Estatística que é um software de aplicação} único e integrado de todas as escolas que viabiliza estatísticas e planejamento do crescimento do parque instalado, auxiliando os técnicos de ensino na identificação de problemas e gargalos e o multiterminal, software de aplicação que permite que cada computador (CPU) seja ligado a 4 conjuntos de monitor, teclado e mouse, possibilitando que os usuários trabalhem simultaneamente.

Xadrez Livre: o projeto de pesquisa “Apoio Computacional ao Ensino de Xadrez nas Escolas Brasileiras” foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ensino à Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) e com o apoio do Centro de Excelência de Xadrez (CEX). O  objeto central do projeto foi utilizar o “estado da arte” em termos de tecnologia educacional baseada em software livre e suas áreas associadas, para desenvolver novos módulos e dar manutenção para as ferramentas de software responsáveis pelo apoio computacional ao projeto nacional de ensino de xadrez nas escolas públicas brasileiras. O produto resultante do projeto é um software de inteligência artifical que provê ambiente aberto de competição, ensino e aprendizagem de xadrez.

CONDIGITAL: realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) este projeto de pesquisa teve como objetivo  aplicar técnicas de múltiplas representações externas para construir simuladores de cálculos e traçados gráficos, elaborados como objetos de aprendizagem capazes de apoiar estudantes de ciências do nível médio na aquisição de conhecimento. A pesquisa resultou no desenvolvimento de produtos de softwares de:inteligência artificial, um simulador, e um repositório de objetos educacionais.

Proinfodata: projeto de pesquisa realizado em parceria com Ministério da Educação (MEC), visando o desenvolvimento de plataformas baseadas em mídias digitais como forma de apoiar ações de educação. A pesquisa resultou no desenvolvimento de um software de sistema de uma aplicação para web  que têm como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos computadores instalados nos laboratórios das escolas públicas brasileiras.

Pajé: projeto de pesquisa realizado em parceria com o governo do estado do Paraná. O projeto resultou no desenvolvimento de um software de aplicação para gestão hospitalar com licença de software livre que atende às principais necessidades dos hospitais públicos.

Participatório: projeto de pesquisa realizado em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude, com o objetivo de disponibilizar um  ambiente virtual interativo, voltado à produção do conhecimento e à participação e mobilização social. O projeto resultou em uma solução de computação mundial aberta que funciona de forma integrada com as redes sociais e blogs.

Para conferir mais projetos do C3SL, acesse nossas Linhas de Pesquisa.