Centro de Computação da UFPR é convidado a apresentar sistema premiado em importante evento internacional

O Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), grupo de pesquisa do Departamento de Informática da UFPR, é convidado a apresentar o SIMMC (Sistema Integrado de Monitoramento Ministério das Comunicações) no SIGCOMM, um dos mais importantes eventos sobre redes do mundo.

O SIMMC (http://simmc.c3sl.ufpr.br/) é o sistema de monitoramento à distância dos equipamentos utilizados em projetos de inclusão digital do Ministério das Comunicações: o Gesac(http://mc.gov.br/gesac), Cidades Digitais (http://mc.gov.br/cidades-digitais) e o Telecentros (http://mc.gov.br/telecentros).
O SIMMC já recebeu prêmio do CGU no 3º Concurso de Boas Práticas da CGU, a categoria Promoção da Transparência Ativa ou Passiva. (https://www.c3sl.ufpr.br/index.php/2016/07/01/sistema-desenvolvido-pela-ufpr-para-o-ministerio-das-comunicacoes-vence-premio-da-cgu/)
Atualmente, o sistema monitora 4000 máquinas e qualquer um pode obter informações sobre as mesmas a partir de gráficos, mapas e relatórios.

O SIGCOMM é uma conferência organizada pela ACM (Association for Computing Machine) e reúne os mais importantes pesquisadores e especialistas sobre comunicação de dados. O evento ocorre, nesse ano, em Florianópolis-SC entre os dias 22 e 24 de Agosto. O SIGCOMM contempla apresentação de tutoriais, pesquisas acadêmicas e workshops. Entre os workshops deste ano, há o GAIA (Global Access to the internet for All) que trata sobre ideias, soluções e tecnologias que buscam a inclusão digital.

O C3SL foi convidado a apresentar o SIMMC no dia 26 de Agosto no GAIA. Os alunos de doutorado em Informática da UFPR Diego Pasqualin e Celio Trois serão os responsáveis pela apresentação. Além deles, participam do projeto os professores Luis C.E. Bona, Marcos Sunyé, Marcos D. Del Fabro, Eduardo Cunha de Almeida, Marcos Castilho, Daniel Weingaertner, Fabiano Silva, o aluno de mestrado em Informática Edemir Maciel, e por parte do Ministério das Comunicações Américo T. Bernardes e Eloa J. F. Mateus.