Com aumento de 30% de candidatos, processo seletivo bate recorde de inscritos para atuar em pesquisa em computação científica
A seleção para bolsista do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) bateu recorde de inscritos em 2025. Neste ano, foram 93 candidatos às vagas, o que representa um aumento de 30% em comparação a 2024, quando foram registradas 71 inscrições. Confira abaixo a lista dos 21 aprovados no processo seletivo. As atividades dos novos bolsistas iniciam a partir de 1 de julho, nos laboratórios do C3SL.
- Antonio Da Ressurreição Filho
 - Davi Chaves Rodrigues Dutra Manzini
 - Juliana Zambon
 - Leonardo Prazeres Tosin
 - Kauê de Amorim Silva
 - Alexander Danila Mion
 - Camila Yuki Shibata
 - Suellen Priscilla de Camargo
 - Vinícius Jeremias dos Santos
 - Pedro Takeo Shima
 - Heric Camargo
 - Heloisa Benedet Mendes
 - Heloisa de Oliveira Pinho
 - Gustavo do Prado Silva
 - Milena Langner Mello
 - Matheus Ferreira Marquesini
 - Matheus Telles Batista
 - Mardoqueu Freire Nunes
 - Eduarda Rodrigues Ferreira
 - Nelson Baltazar Neto
 - Sofia Pessini Scherer
 
O C3Sl parabeniza a todos os todos os aprovados no processo seletivo! Este é um reconhecimento pelo esforço e dedicação de cada um de vocês. Sucesso nesta nova etapa. O C3SL também agradece a todos os demais inscritos no processo. Fiquem atentos aos próximos editais e oportunidades, que serão divulgados nas redes e na página do laboratório de inovação da UFPR.
Vinculado ao Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o C3SL é um dos principais laboratórios de inovação tecnológica do Brasil, com mais de 20 anos de atuação em pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia.
Seu papel como laboratório de inovação é marcado pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para desafios complexos, especialmente em áreas estratégicas como inteligência artificial, ciência de dados, blockchain, robótica, computação em nuvem e cibersegurança. Essas soluções são aplicadas tanto na gestão pública quanto na iniciativa privada, sempre com foco em gerar impacto social e promover maior eficiência operacional.
Os pesquisadores selecionados atuarão em projetos de pesquisa e desenvolvimento no Dinf com foco em áreas como bancos de dados, engenharia de software, inteligência artificial, redes e sistemas distribuídos. Além disso, os bolsistas terão a chance de interagir com outros pesquisadores e desenvolver estudos em diversas áreas da computação.