PROINFODATA – Acompanhamento automático das escolas públicas brasileiras

O PROINFODATA surgiu a partir de uma cooperação entre a Secretaria de Educação a Distância (SEED) do MEC e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP). É fundamental para o MEC e RNP que haja o acompanhamento das escolas para garantir a operabilidade máxima do programa PROINFO. Para tanto, é necessária a detecção proativa de problemas e uma boa visibilidade do estado atual de cada laboratório nas escolas, preferencialmente via interfaces gráficas de fácil uso. O principal objetivo do PROINFODATA é projetar e implementar ferramentas que permitam monitorar laboratórios de informática espalhados geograficamente e com administração autônoma. As informações coletadas e tratadas por estas ferramentas possibilitam que seja feito o levantamento do inventário de hardware nas escolas, e também que se determine o grau de utilização dos equipamentos.

O C3SL têm experiência de 6 anos no desenvolvimento e acompanhamento efetivo da rede Paraná Digital, que teve início em 2003 e hoje conta com cerca de 2.100 laboratórios em perfeito estado de funcionamento atendendo cerca de 1.500.000 alunos da rede pública de ensino do Estado do Paraná. Estes laboratórios são permanentemente supervisionados por ferramentas automáticas de software desenvolvidos pela equipe.

Partindo da experiência do projeto Paraná Digital, o projeto nacional busca alcançar os seguintes resultados:

1) Aumento do tempo de uso e da qualidade do serviço nos laboratórios do MEC;
2) Acompanhamento da qualidade do serviço por educadores do MEC para intervenção pró-ativa junto das escolas;
3) Geração de publicações em eventos de ciência da computação, em particular, de informática na educação;
4) Geração de conhecimento público estratégico para o governo;
5) Transferência de tecnologia para MEC e RNP, para manutenção da gerência de serviços estratégicos para o governo.