Conheça 4 projetos do C3SL em parceria com o Cidades Digitais

Nesse ano (2017) concluímos 4 projetos em parceria com o projeto Cidades Digitais do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação).

(página inicial do site)

  • Agendador

O Agendador é um aplicativo criado para automatizar e facilitar o agendamento de atendimentos com hora marcada na rede pública. Ele permite que uma prefeitura crie horários de atendimento para qualquer atividade e espaço disponível em sua cidade, tais como : salas compartilhadas, empréstimo de equipamentos, agendamentos de consultas médicas, entre outras funções.

  • Linux Comunicações

O Linux Comunicações é uma versão do Linux customizada para utilização em Telecentros.

Ele possui interface simples e amigável para o usuário e uma série de ferramentas para auxiliar no gerenciamento do Telecentro e realização de cursos e treinamentos.

O administrador do telecentro pode cadastrar usuários, configurar impressora e câmera de segurança, estabelecer tempo limite de uso dos computadores e muito mais. Os usuários podem armazenar arquivos e acessá-los posteriormente através de qualquer computador do telecentro.

  • OPenSLX

O OpenSLX é um projeto desenvolvido com Freiburg na Alemanha, que tem como objetivo oferecer sistemas operacionais remotamente. O aplicativo oferece a inicialização de sistemas operacionais Linux através da internet. Assim, não há a necessidade de instalá-lo no disco rígido dos computadores, reduzindo consideravelmente custos com manutenção e suporte.

  • SIMMC

O SIMMC (Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)  é um sistema de monitoramento e transparência pública, empregado no acompanhamento dos projetos de inclusão digital do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Os dados do sistema são gerados a partir do monitoramento de projetos como o GSAC, Cidades Digitais e Telecentros. Ou seja, cada uma das conexões existentes no país relacionadas a esse projeto tem seus pontos monitorados e transformados em uma base de dados.

Quer saber mais sobre os aplicativos e projetos? Acesse o site,  lá você encontra mais informações sobre os projetos e vídeos tutoriais explicativos (caso queira conhecer ou utilizar qualquer um deles).