Evento reuniu pesquisadores do projeto PDE/LDE para apresentação dos resultados de 2024, e abordou experiências práticas e desafios no acesso aos dados públicos do setor de educação

Os pesquisadores do projeto Plataforma de Dados Educacionais (PDE) promoveram na manhã desta sexta-feira (13) o seminário de transferência de conhecimento sobre o andamento da pesquisa e participação nos eventos científicos de 2024. Aberta à toda comunidade acadêmica, a atividade foi realizada no Auditório do Departamento de Informática (DInf). O projeto PDE é uma plataforma de indicadores educacionais sobre bases de dados abertas desenvolvida pelos grupos de pesquisa Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) e Laboratório de Dados Educacionais (LDE), com apoio do MEC.
Para o pesquisador do C3SL e integrante do projeto DPE, Josiney de Souza, a atividade reflete um dos principais objetivos do grupo de pesquisa, que é promover a extensão universitária através de atividades que não apenas disseminam conhecimento, mas também fomentam um diálogo aberto entre pesquisadores e a sociedade. “Como estiveram presentes pessoas externas ao C3SL, esse tipo de evento é bom para compartilhar conhecimento e aproximar a sociedade da universidade, pois é uma típica atividade de extensão universitária. Além disso, permite que o próprio grupo de pesquisa conheça o que os demais colegas estão desenvolvendo em suas áreas de atuação. E dessas falas podem surgir parcerias ou continuidade de trabalho entre esse, aquele ou um novo projeto”, destaca.

O objetivo do encontro foi compartilhar as experiências e resultados da plataforma MEC-DEPP (Dados Educacionais para Políticas Públicas), protótipo funcional da nova versão da PDE, ambas iniciativas que utilizam dados abertos para embasar políticas públicas na área da educação, e apresentar a participação do projeto na XVII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI 2024). Por enquanto, como a nova versão da PDE ainda é um protótipo, seu acesso está restrito aos desenvolvedores.
Para Fernando Gbur, pesquisador de graduação do C3SL que representou o projeto na mostra nacional, o seminário representa uma oportunidade de amplificar o conhecimento adquirido no evento. “Fazer a transferência da minha experiência em Blumenau foi muito importante para trazer os comentários recebidos no evento para a equipe e mostrar todo o trabalho que vem sendo realizado para os outros integrantes do C3SL”, aponta.
O seminário contou com a presença dos pesquisadores: Fernando Gbur dos Santos, graduando do Departamento de Informática da UFPR e bolsista do C3SL; Josiney de Souza, professor do IFC Brusque, doutorando do DInf e bolsista do C3SL; e Mateus Pelloso, professor do IFC Concórdia e doutorando do DInf.