Grupo de pesquisa C3SL do setor de informática da UFPR celebra 20 anos

Programação vai relembrar e celebrar os 20 anos do Centro de Computação Científica e Software Livre

Nesta terça-feira (03/05), às 19h30, um seminário conduzido pelo Prof. Dr. Marcos Castilho (UFPR) vai celebrar e relembrar os 20 anos de atuação do Centro de Computação Científica e Software Livre, o C3SL. O momento faz parte do Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Computação do Paraná, e a ideia é apresentar um resgate histórico da atuação do grupo, mostrando ideias, projetos executados, projeções e ainda, destacando o modelo de pesquisa com foco social realizado pelo grupo.

O C3SL possui atualmente 14 docentes e 38 estudantes bolsistas de graduação e pós-graduação que participam de pesquisas nas mais variadas áreas, sempre visando aprimorar e facilitar processos e serviços para empresas, instituições e órgãos públicos. Entre os propósitos do grupo, está também o de beneficiar a sociedade por meio da publicação em formato de software livre todo pacote de software resultante das pesquisas realizadas. 

Marcos Castilho é professor titular da UFPR e suas principais áreas de atuação são Inteligência Artificial e Software Livre, notadamente em projetos de inclusão digital para atendimento de políticas públicas. É coautor do livro Algoritmos e Estrutura de Dados I, disponível de forma aberta e gratuita.

A transmissão será aberta através do link: https://youtu.be/RjYMz-KT9Q8