C3SL recebe visita de equipe de docentes e alunos do IFC de Brusque

O C3SL recebeu uma visita técnica de 20 estudantes e 4 professores do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Brusque. A ideia, além de estreitar relacionamento entre as instituições, é mostrar aos alunos os projetos desenvolvidos pelo grupo. “Conhecer o C3SL é fundamental para alunos da área de informática, pois entendemos que eles contribuem de forma significativa para a formação deles. Ainda, a infraestrutura instalada no DInf é um cenário de observação importante para qualquer instituição, pois atende não só o escopo local e regional, mas também o nacional e é uma referência nas Américas quando o assunto é software livre”, explicou Josiney de Souza, professor do IFC e coordenador do curso superior de tecnologia em redes de computadores da instituição.

Josiney foi aluno de graduação e do mestrado do Departamento de Informática da UFPR. Em 2006, passou a fazer parte do C3SL como bolsista, e participou de projetos como Paraná Digital, instalando e recuperando o sistema operacional Linux Debian para atender a demanda das mais de 2 mil escolas do estado. Ainda, fez parte dos projetos PROINFODATA, que se propôs a monitorar os equipamentos computacionais das escolas brasileiras, do Linux Educacional versão 4, distribuição Linux com olhar didático/pedagógico para uso preferencialmente em unidades escolares  e do projetor “amarelão” do FNDE, que possuía um Linux embarcado e funcionava tanto como projetor quanto como computador totalmente funcional integrado.

Durante o encontro, bolsistas e professores do C3Sl puderam explicar um pouco sobre o funcionamento, a história e detalharam alguns dos projetos já concluídos e aqueles que estão em andamento no grupo. “Muito legal receber a visita de um ex-bolsista do C3 e que hoje está conduzindo novos profissionais para o mercado de trabalho e para a pesquisa. Ficamos muito felizes de fazer parte da história desses estudantes e principalmente de contribuir para o desenvolvimento da informática”, disse o professor do C3SL, Luiz Bona.

Os estudantes que realizaram a visita fazem parte do curso de redes de computadores e do técnico em informática integrado ao Ensino Médio e dois deles participam do projeto ReuseTech, que recebe, realiza a triagem e oferece reuso e doação de equipamentos eletrônicos recuperados para a sociedade ou descarte correto do lixo em ecopontos na cidade. Ainda, a equipe aproveitou para conhecer o Ponto de Presença da RNP no Paraná (POP-PR), pois é por meio desse sistema que boa parte da comunicação de rede das instituições acadêmicas trafegam. “Conhecer essa infraestrutura, serviços e atuação é uma ótima experiência para nossos estudantes do curso Redes de Computadores, que podem visualizar e, até certo ponto, interagir com um ambiente de produção que é visto em aulas”, finalizou Josiney.

O professor Josiney recentemente publicou um e-book que está disponível para download, com o título IFMaker IFC Campus Brusque: iniciando os trabalhos com identificação e uso dos componentes computacionais do laboratório maker.