C3SL: 20 anos de história e nova fase para o grupo de pesquisa

Projetos, bolsas para estudantes e tecnologia para a sociedade marcam os 20 anos de história do grupo

Um grupo de pesquisa que movimenta uma média de 720 bolsas de estudo para alunos de graduação e pós-graduação por ano. Esse é o quanto o C3SL, Centro de Computação Científica e Software Livre, vem impactando o mercado de trabalho, a comunidade acadêmica e a sociedade ao propor pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. E foi pensando nisso que bolsistas, professores e agentes parceiros da UFPR participaram de um evento no auditório do Departamento de Informática.

“Os 20 anos do C3SL têm importante contribuição na história da tecnologia no país. Por exemplo, o grupo tem participação na implantação da digitalização das escolas públicas do país, por meio do programa Paraná Digital que, em 2003, levou um modelo de sistema computacional e gerência remota para mais de 2 mil escolas no estado e depois acabou dando origem ao desenvolvimento do Linux Educacional, que até hoje é referência para o ensino público. Esse é apenas um dos exemplos da contribuição do C3 para a sociedade. Queremos que cada vez mais possamos atuar em prol da pesquisa, do desenvolvimento e do software livre no país”, conta o professor e pesquisador Marcos Castilho, um dos fundadores do grupo.

E para celebrar toda essa história, o grupo convidou Simone Israel, da Agência de Parcerias da Superintendência de Inovação (SPIn) que foi com a equipe da Agência, e Carla Marcondes, da Secretaria de Projetos do setor de Ciências Exatas. “São parceiras que atuam como facilitadoras e, principalmente, como estimuladoras da pesquisa. Parece uma coisa simples quando a gente fala na gestão de bolsas, por exemplo. Mas não é. Estamos falando de estudantes que têm a possibilidade de promover desenvolvimento tecnológico com retorno financeiro. Hoje temos alunos que auxiliam na renda familiar com a bolsa, isso é um impacto social que não tem dimensão”, ressaltou Edemir Maciel, pesquisador responsável pela administração do grupo.

Durante o encontro, além da apresentação do professor Marcos Castilho sobre a história do C3SL, bolsistas puderam apresentar e explicar projetos que estão em desenvolvimento atualmente, como é o caso do MecRED, plataforma educacional que oferece a professores de todos os níveis mais de 300 mil recursos de forma gratuita. “Pra gente é muito importante vir aqui conhecer, ver os alunos apresentando os projetos desenvolvidos. É um reflexo do trabalho que estamos fazendo e é um grande motivador. Porque muitas vezes ficamos atrás dos processos e deixamos de lado a sensibilidade de perceber que para cada bolsa, é um pessoa, uma equipe que está colaborando para o desenvolvimento do país”, disse Simone, da SPIn.

O evento também buscou apresentar uma nova fase para o C3SL, em que haverá foco na prospecção de parcerias e projetos com o governo e, sobretudo com o mercado, de forma a estimular ainda mais as verbas direcionadas para pesquisa e formação de mão de obra qualificada. “Nossa ideia é trazer cada vez mais recursos e possibilidades para o C3SL e para a comunidade acadêmica. Estamos ampliando esforços de comunicação e estratégico para poder oferecer ainda mais para o desenvolvimento tecnológico”, finalizou Edemir.