Da UFPR para o mundo : Jorge Augusto Meira

Trabalhando na Universidade de Luxemburgo, ex-integrante do C3SL, conta sobre sua trajetória, e como conseguiu alcançar seus objetivos.

Foto : scienceRELATIONS.

O ex – estudante de informática Jorge Augusto Meira, conhecido também como Guto, trabalha hoje como “Data Scientist”, ou pesquisador associado, em um projeto de pesquisa que tem parceria com uma empresa que faz detecção de fraude na distribuição de energia elétrica na Universidade de Luxemburgo. Ex-aluno da Universidade Federal do Paraná, e também ex-integrante do Centro de Computação Científica e Software Livre, ele aceitou contar um pouco sobre sua trajetória como forma de inspiração a outros alunos.

Na escolha do curso, ele ficou entre música e informática, na época, a informática  era uma das opções porque, gostava de “mexer” no computador, não fazia idéia do mundo de possibilidades que existiam dentro do curso. Na hora da opção final, escolheu levar a informática como profissão, e deixar a música como lazer. E se apaixonou! Tanto que trabalha no meio acadêmico, e não se vê em outro lugar.  A graduação e mestrado foram momentos de muito aprendizado e trabalho duro, mas  gostar do curso fez, para ele, a graduação se tornar uma experiência única.

Jorge trabalhou no C3SL em três momentos distintos da sua vida acadêmica, teve oportunidade de ser um dos primeiros estagiários do projeto, trabalhou com o C3SL em seu mestrado e por fim, também participou ativamente quando lecionou na Universidade Federal do Paraná como professor substituto em 2015. Para ele, a experiência adquirida, foi de enorme importância para aprender a organizar e executar projetos, na teoria e na prática e também influenciou diretamente na escolha de sua área de atuação.

A vaga na Universidade de Luxemburgo, surgiu de maneira despretensiosa, estava no site da Universidade mesmo. O que fez diferença no processo de obtenção da vaga foi, segundo Jorge, “a base científica que você tem e conhecimentos sólidos relacionados ao tema dos projetos em que irá trabalhar, no meu caso, banco de dados, data mining e machine learning”. Hoje, seu trabalho é diretamente relacionado à qualidade de dados e melhoria de algoritmos de machine learning para a detecção de fraude. A busca por essa vaga foi definida por toda sua trajetória acadêmica, mais especificamente o que aprendeu na graduação, mestrado e doutorado sobre banco de dados.

Para Jorge, adquirir um cargo interessante em uma empresa, tem relação total com preparo. Estar preparado para o mercado de trabalho, e para a área em que deseja atuar. Como exemplo, usa o emprego atual, “fazer parte do doutorado na Universidade de Luxemburgo, trouxe mais confiança para tentar a vaga e consegui-la”.

Quando perguntado sobre sucesso, ele garante que “ Sucesso é trabalhar na área que gosta e procurar sempre ampliar o conhecimento!” . Sua grande inspiração é o conhecimento, aprender, se for possível aprender, levar e conhecer a informática viajando o mundo. “Eu não sei onde quero chegar, mas o caminho para chegar “lá” está sendo muito bom e me trazendo muitas realizações. Faça seu melhor e o resto vem de brinde!”.