Pesquisador da equipe Secret, Cláudio Torres Júnior, ficou em terceiro lugar no desafio estilo Capture the Flag
O bolsista de pós-graduação do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), Cláudio Torres Júnior, conquistou o terceiro lugar no pódio na III edição da competição de cibersegurança da Comunidade Alquymia. Mestrando do Departamento de Informática (Dinf) da UFPR e pesquisador em segurança computacional e integrante da equipe do SECRET, grupo de pesquisa de segurança e engenharia reversa ligado ao Laboratório de Redes e Sistemas Distribuídos (LarSiS), Torres participou os dois dias de intensa atividade entre os dias 18 e 20 de outubro, em uma disputa online que reuniu 148 participantes de todo o país.
A competição foi realizada no estilo Capture the Flag (CTF), espécie de competição mundialmente utilizada no setor de segurança cibernética em que os programadores resolvem desafios para capturar “bandeiras” e ganhar pontos. O CTF da Alquymia tem 64 desafios distribuídos em 8 categorias de segurança, abrangendo diversas áreas da segurança cibernética, incluindo criptografia, engenharia reversa, hacking web e forense digital. Essa variedade não só testa as habilidades dos participantes, mas também proporciona um ambiente de aprendizado prático e colaborativo, fundamental para o desenvolvimento de competências na área de cibersegurança.
Esta é a segunda competição no estilo CTF em que Cláudio Torres Júnior fica entre os primeiros colocados nos últimos dois meses. No final de setembro, o mestrando ficou entre os Top 10 da disputa da IV Semana Aratu, evento que reuniu 200 competidores. Na atividade da Comunidade Alquymia, a equipe SECRET também foi representada pelos integrantes da UFPR: Jorge Pires Correia; Lucas Alionço Perez; Nadia Luana Lobkov; e João Ribeiro Andreotti.
O Alquymia é um projeto independente que foi criado com o propósito de orientar, integrar, jovens e adultos experientes que têm o desejo de entender ou expandir os conhecimentos no tema de cibersegurança. O projeto busca compartilhar conhecimento e fomentar um ambiente colaborativo onde os participantes possam se desenvolver tanto pessoal quanto profissionalmente.