A plataforma educacional MECRED, desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) em parceria com o Ministério da Educação, está concorrendo na trilha Apps.Edu, na XIII edição do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), no Rio de Janeiro. A plataforma foi apresentada no evento pelos bolsistas de graduação Maria Sauer, Janaina Kshesek e Thomas Todt, além do mestrando Jonas Lupus.
O Apps.Edu é um concurso dedicado a softwares educacionais que buscam oferecer soluções tecnológicas para ambientes formais e não formais de ensino. O evento também busca estimular o pensamento empreendedor entre os participantes, criando um espaço para a troca de ideias e experiências. A avaliação dos projetos submetidos ocorrerá em três etapas: uma fase classificatória, uma mostra e avaliação dos softwares, e uma banca final que escolherá os premiados.
Um dos principais repositórios e rede social educacional do país, o MECRED foi projetado para facilitar o acesso a materiais didáticos de qualidade, promovendo a colaboração entre educadores e permitindo que compartilhem suas experiências e conteúdos relevantes. A plataforma MECRED foi criada em 2017 pelo C3SL em parceria com o MEC. O principal repositório de recursos educacionais digitais do país tem hoje mais de 30 mil usuários cadastrados, e 320 mil conteúdos, ferramentas, plataformas e equipamentos digitais com finalidade pedagógica, que buscam potencializar a aprendizagem. Neste ano, o C3SL realizou uma atualização de design e funcionalidades na plataforma, aprimorando a usabilidade e a função de rede social dos usuários.