Plataforma de dados educacionais para políticas públicas é apresentada em Mostra Nacional de Iniciação Científica

Projeto desenvolvido pelo C3SL e Laboratório de Dados Educacionais em parceria com o Ministério da Educação está na programação do evento organizado pelo IFC, em Blumenau

Uma ferramenta que agrega diversas bases de dados para subsidiar políticas públicas na área da educação é tema da publicação dos pesquisadores do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), a ser apresentado na 17ª edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI). Promovido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) em Blumenau, entre os dias 26 e 28 de novembro, o evento de cunho multidisciplinar propõe o debate e divulgação de resultados de projetos de Ensino, Extensão e Pesquisa desenvolvidos no ensino superior. O C3SL é representado no evento pelo bolsista Fernando Gbur dos Santos, graduando em Ciência da Computação. 

Intitulado “MEC-DEPP: Uma plataforma com dados educacionais em software livre para amparar políticas públicas”, o artigo considera o cenário da urgência de políticas públicas para educação com base em evidências. Apesar da existência de dados públicos sobre o tema, um dos principais problemas é a falta de integração entre as bases disponíveis e a apresentação apenas de dados brutos, dificultando análises mais profundas e comparações históricas. Uma solução para este quadro é a Plataforma de Dados Educacionais para Políticas Públicas (MEC-DEPP), um ambiente digital que busca facilitar o acesso e a análise de dados educacionais, promovendo a formulação de políticas públicas mais eficazes na área da educação.

O projeto é realizado pelo C3SL em parceria com o Laboratório de Dados Educacionais e o Ministério da Educação (MEC). A plataforma ainda está em desenvolvimento, e utiliza uma solução de software livre para apresentar os dados em formato de indicadores organizados em dashboards interativos. O objetivo dos pesquisadores é que o DEPP seja um substituto à Plataforma de Dados Educacionais (PDE), cuja apresentação dos dados não privilegia hoje a interação, apresentando visualização apenas em tabelas.

A arquitetura da MEC-DEPP é modular, permitindo manutenções e atualizações tecnológicas ao longo do tempo, sendo estruturada em banco de dados (com uso de ClickHouse para processamento analítico online), exploração e visualização de dados (a partir do Apache Superset para criar visualizações dinâmicas), e automatização de fluxo de dados (com o Apache NiFi para integrar diferentes sistemas). A partir desta estrutura, os dados são apresentados em dashboards que incluem diversos tipos de gráficos (mapas, tabelas, gráficos de barras e pizza), facilitando a interpretação dos indicadores educacionais.

O trabalho em apresentação na MICTI é assinado pelos pesquisadores: Josiney de Souza; Fernando Gbur dos Santos; Cinthia Raquel de Souza; Guilherme Alex Derenievicz; Letícia Mara Peres; Simone Dominico; Eduarda Saibert; Gabriel Lisboa Conegero; João Armenio Silveira; João Pedro Vicente Ramalho; Mateus dos Santos Herbele; e Thales Gabriel Carvalho de Lima.