1. Ciências Forenses Computacionais
A popularização da Internet, os avanços na computação móvel e a participação intensa da sociedade e da administração pública em um mundo virtual requerem novas formas para se tratar a grande massa de dados produzida por sistemas computacionais, bem como os crimes cibernéticos perpetrados nesses sistemas e contra usuários conectados. O objetivo desta linha de pesquisa é estudar, compreender e desenvolver metodologias, técnicas, mecanismos e ferramentas inovadoras para lidar com atividades de perícia forense computacional, tais como descoberta de conhecimento automatizada, análise e preservação de artefatos digitais, criação e aprimoramento de workflows (fluxo de trabalho) científicos, processamento e visualização de big data, defesa contra códigos maliciosos, monitoramento de redes heterogêneas, data-warehousing (coleção de dados organizados de tal forma a propiciar diretrizes para tomada de decisões) eficiente, IA (Inteligência Artificial) aplicada à forense, preservação de privacidade, entre outras.
2. Inteligência Artificial Aplicada
Estudo da aplicação de técnicas de inteligência artificial em problemas difíceis em outras áreas da ciência da computação. A ideia é que os recentes avanços da IA possam beneficiar outras áreas da computação que ainda tem problemas importantes para serem tratados e cujas soluções com técnicas clássicas ainda não são efetivas.
Projetos:
3. Medicina Assistida por Computação Científica
Participação como laboratório associado do INCT-MACC com objetivos específicos de:
3.1) Criar uma plataforma de alto desempenho para processamento de imagens médicas através de computação em grid usando GPUs.
3.2) Propor um padrão de metadados para a descrição de serviços em grades computacionais.
Projetos:
4. Preservação Digital
Os meios e técnicas digitais de armazenamento e transporte de informação reduzem custo e aumentam a eficácia dos processos de difusão do conhecimento. O objetivo da preservação digital é garantir o acesso continuado a longo prazo dessas informações armazenadas digitalmente. Assim, visamos estabelecer protocolos de compartilhamento e estratégias de replicação garantindo os requisitos de Preservação Digital.
Projetos:
5. Sistemas Computacionais Avançados
Desenvolvimento de software básico baseado em software livre para otimização de recursos computacionais:
5.1) Gerência Remota de Laboratórios de Infomática;
5.2) Otimização de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho;
5.3) Sistemas Operacionais;
5.4) Redes e Sistemas Distribuídos;
5.5) Projetos de Sistemas Gráficos.
Projetos:
- Persistência e desempenho de dados em larga escala
- Desenvolvimento da Tecnologia Multiterminal
- Criação do Cluster da Universidade Federal do Paraná
- Otimização de hardware/software para plataforma de alto desempenho
- Monitoramento Automático das Escolas Públicas Brasileiras
- Teste de aplicação em nuvens
- Espelhos
6. Sistemas para Informática na Educação
Estudar o poder de adaptação do software a um aprendiz diante do reconhecimento e tratamento de suas particularidades. Pode ter impactos positivos nos níveis de educação básica, especializada e continuada. Aborda alguns dos mais relevantes aspectos adaptativos de software educacional. As principais teorias e resultados do grupo se relacionam com o seguintes tópicos: ferramentas de Autoria; jogos heurísticos educacionais; conceitos visuais especializados; ensino de programação de computadores.
Projetos: