Evento acontece na sexta (27) e tem como convidado o ex-deputado federal Ângelo Vanhoni
Nesta sexta-feira (27/01), às 10h, o Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná, recebe mais uma etapa do evento Ciclo de Debates e Ideias, promovido pelo C3SL. O evento, que será realizado no auditório do DInf, terá como convidado o ex-deputado federal Angelo Vanhoni, que também já foi relator do Plano Nacional da Educação.
A pauta do encontro é sobre Educação e a ideia é debater as perspectivas e desafios para a área nos próximos quatro anos. Além disso, o evento pretende reiterar a importância do ensino superior público, gratuito e de qualidade e a importância do desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná. Com isso, a iniciativa visa reforçar o papel que a universidade pública tem como promotora do conhecimento, do livre pensar e da pluralidade de pensamentos amparados na liberdade de cátedra, na livre manifestação de ideias e na autonomia universitária.
O Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) realiza pesquisas que dialogam com diferentes áreas do conhecimento e que podem ser empregadas para aprimorar processos e serviços tanto para empresas quanto para instituições e órgãos públicos. Entre os projetos desenvolvidos pelo grupo em parceria com o setor de Educação da UFPR estão o Simcaq, que realiza uma simulação do custo-aluno-qualidade, o Portal MEC de Recursos Educacionais, em que mais de 300 mil recursos são disponibilizados aos professores, e o Mapfor, que faz um mapeamento dos profissionais de Educação e suas qualificações.
Como grupo comprometido há 20 anos com o desenvolvimento científico e tecnológico do país, o C3SL entende que o momento de debate político é fundamental para dialogar com o poder público para a elaboração, gestão e monitoramento de políticas públicas que favoreçam áreas como saúde, educação e geração de emprego.
Serviço:
Ciclo de Debates com Angelo Vanhoni
Data: 27 de janeiro de 2023
Horário: 10h
Local: Auditório do DInf – R. Evaristo F. Ferreira da Costa, 383-391 – Jardim das Américas
O encontro Hyperledger Brasil 2022 tem como objetivo reunir a comunidade de desenvolvedores e usuários da tecnologia blockchain Hyperledger para troca de conhecimento, experiências e compartilhamento de casos de sucesso.
Alguns dos temas que serão discutidos no encontro:
–> O capítulo Hyperledger Brasil –> A tecnologia Hyperledger –> Casos nacionais de uso da tecnologia Hyperledger –> Tecnologia de integração de redes (Hyperledger e Ethereum) –> O momento do blockchain no Brasil e no mundo
Entre outros.
Presença confirmada de diversos membros da comunidade Hyperledger.
Arlei Costa Junior, PUC-PR Carlos L L Rischioto, IBM Courtnay Guimarães, Avanade David Reis, CCONSENSUS Fernando Marino, CPQD Joselio Teider, UFPR Marco Righetti, Oracle Marcos Sarres, GoLedger Pietro Martins de Oliveira, Esmafe-PR Renato Duarte Rocha, RNP Renato Teixeira, Oracle
O evento vai acontecer no Auditório Mario de Abreu, na PUC-PR Curitiba, dia 25 de novembro a partir das 14:00.
Imperdível para os entusiastas da tecnologias inovadora Blockchain.
MecRED foi criado pelo C3SL, grupo de pesquisa do Departamento de Informática da UFPR
Imagina uma plataforma em que professores de todos os níveis podem encontrar vídeos, textos, mapas, experimentos, planos de aula e até mesmo livros didáticos disponíveis para download de graça. Pois essa é a plataforma Recursos Educacionais, conhecida como MecRED, criada pelo Centro de Computação Científica e Sotware Livre, o C3SL, da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Ministério da Educação. A plataforma, que ganhará uma nova versão no final de outubro, foi lançada em 2014, e agora oferecerá mais recursos, como a gamificação, por exemplo.
“O objetivo da plataforma é criar uma rede de apoio entre professores, para que eles possam ter um local em que não só eles possam acessar conteúdos que irão ajudar em sala de aula, mas também compartilhar conteúdos entre si, realizar avaliações, enfim, um modelo bem próximo a uma rede social, mas com o intuito principal de colaborar com o dia a dia em sala de aula”, conta Luis Carlos Bona, professor do C3SL e coordenador do projeto.
O professor Marcos Castilho, um dos coordenadores do projeto
Na nova versão, o processo de gamificação possibilitará que os usuários sejam capazes de adquirir conquistas e, com o uso, atingir níveis diferenciados. “É uma forma de qualificar o usuário e, com isso, ir liberando mais e mais recursos. Ainda, para cada uso, o professor ganhará uma espécie de dinheiro virtual que será usado para a ‘compra’ de insígnias dentro da plataforma”, explica o também professor e coordenador Marcos Castilho.
Hoje, são mais de 27 mil usuários cadastrados na plataforma, que tem capacidade para muito mais, e entre os mais de 300 mil recursos disponibilizados estão vídeos, mapas, softwares educacionais, apresentações, infográficos, jogos, apps, imagens e outros recursos similares, e todos os conteúdos passam por um processo de curadoria a fim de filtrar conteúdos inadequados. Ainda, é possível realizar denúncias, caso o material seja impróprio. Para acessar, não há nenhuma restrição. Os professores e interessados que queiram fazer parte do repositório somente precisam realizar um cadastro simples, já estando habilitados a realizar downloads e subir materiais para a plataforma. Ainda, dentro da plataforma, é possível seguir e interagir com outros perfis, de forma a estabelecer realmente uma rede de apoio.
“A maioria do conteúdo disponibilizado faz parte do dia a dia de sala de aula de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, mas existem recursos para aulas de cursos de graduação ou técnicos, como artigos, por exemplo. A nossa ideia é ampliar cada vez mais e transformar essa plataforma no maior repositório de conteúdos educacionais e que faça parte da rotina de professores”, explica Bona. O projeto é coordenado por dois professores do C3SL e um bolsista, aluno do curso de Ciência da Computação.
Para facilitar a usabilidade, dentro da plataforma é disponibilizada a possibilidade de criar coleções de materiais, organizando conteúdos por área, por exemplo. Além disso, é possível encontra materiais de formação desenvolvidos pelo Ministério da Educação com uma grande diversidade de temas. “Esperamos que essa nova versão atinja ainda mais professores e seja um grande espaço de troca de experiências. Mas, sobretudo, queremos que os alunos sejam impactados com novas possibilidades. A gente sabe como é difícil encontrar conteúdos de qualidade, e que realmente sejam aplicáveis em atividades de sala de aula, e foi pensando nisso que dedicamos tempo de estudo, pesquisa e desenvolvimento da plataforma”, finaliza Castilho.
Sobre o C3SL O Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) é um grupo de pesquisa do Departamento de Informática da UFPR, registrado no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Realiza pesquisas que dialogam com diferentes áreas do conhecimento e que podem ser empregadas para aprimorar processos e serviços tanto para empresas por meio da Lei de Informática e Lei do Bem, quanto para instituições e órgãos públicos.
As pesquisas do C3SL estão em diversas áreas da ciência da computação, como Banco de Dados, Engenharia de Software, Redes e Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores e Inteligência Artificial. O grupo também atua na migração de sistemas proprietários para plataformas de software livre e na otimização de pessoal e de custos de soluções de hardware e software.
São seis linhas de pesquisa ativas, todas elas com diversos projetos em andamento ou já concluídos, os quais se encontram em uso pelas empresas ou órgãos solicitantes: Ciências Forenses Computacionais; Inteligência Artificial Aplicada; Medicina Assistida por Computação Científica; Preservação Digital; Sistemas Computacionais Avançados; Sistemas para Informática na Educação.
Os projetos realizados pelo grupo de pesquisadores são direcionados para a inclusão digital, buscando sempre beneficiar a sociedade brasileira de maneira geral. Assim, todo pacote de software que resulta destes estudos é publicado em forma de software livre.
O C3SL apoia estudos e desenvolvimento de técnicas de programação de alto desempenho e como incentivo foi enviado um time composto por membros de C3SL para competir na maratona de programação paralela. Entre os ganhadores estão os bolsistas Fernando Monteiro Kiotheka, Odair Mario Ditkun Junior e Pietro Polinari Cavassin.
A competição contou com 10 equipes, entre remoto e presencial e a equipe do C3SL otimizou os problemas seriais em mais de mil vezes o tempo sequencial, enquanto o segundo lugar ficou com pontuação de 700 vezes, ou seja, quase 400 pontos a mais que o segundo colocado.
Na foto nossa equipe de entusiastas de programação de alto desempenho, que inclusive é aberta para todos os alunos do departamento. Eles receberam a premiação em certificados, troféus e livros de programação de alto desempenho. O apoio do C3SL foi essencial para a conquista, visto que a vitória só foi possível pelos treinos realizados no super computador do grupo.
Grupo de pesquisa da UFPR convida: “Apresentação de propostas em defesa do Ensino Superior Público e Gratuito, da Ciência e da Tecnologia”
Como uma forma de fomentar a discussão sobre a importância do ensino superior público, gratuito e de qualidade e a importância do desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná, o C3SL – Centro de Computação Científica e Software Livre –, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promoverá um espaço de debate e exposição de ideias com os quatro primeiros candidatos ao governo do Estado do Paraná de acordo com as pesquisas eleitorais registradas no TRE. A exposição das ideias e o debate com a comunidade acadêmica ocorrerá com um candidato por vez.
Cada candidato terá o tempo máximo de até duas horas para exposição de suas ideias e propostas e para responder as perguntas feitas pelo público presente. As perguntas serão de livre formulação dos participantes presentes no dia da exposição, cabendo ao C3SL apenas a coordenação da ordem das perguntas.
Os candidatos interessados em apresentar as suas ideias e programas a cerca do ensino superior, da ciência e tecnologia, poderão enviar e-mail para contato@c3sl.ufpr.br sugerindo data e horário que a equipe do grupo de pesquisa irá agendar o auditório do Departamento de Informática onde será realizado o encontro. O C3SL irá divulgar a agenda em suas redes sociais e nas suas listas de contatos cabendo aos candidatos a ampliação complementar da divulgação.
Esta iniciativa visa reforçar o papel que a universidade pública tem como promotora do conhecimento, do livre pensar e da pluralidade de pensamentos amparados na liberdade de cátedra, na livre manifestação de ideias e na autonomia universitária.
O Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) é um grupo de pesquisa do Departamento de Informática da UFPR e realiza pesquisas que dialogam com diferentes áreas do conhecimento e que podem ser empregadas para aprimorar processos e serviços tanto para empresas quanto para instituições e órgãos públicos. Como entidade comprometida há 20 anos com o desenvolvimento científico e tecnológico do país, entendemos que o momento de debate político é fundamental para debater e conhecer propostas que girem em torno do fazer tecnológico e, desta forma, dialogar com o poder público para a elaboração, gestão e monitoramento de políticas públicas que favoreçam áreas como saúde, educação e geração de emprego.
Com recorde de inscrições, o laboratório de inovação da UFPR acolhe novos pesquisadores para atuarem em projetos estratégicos nas áreas de saúde e educação
O Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) promoveu, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, a tradicional semana de integração e capacitação para os novos bolsistas. A atividade de boas-vindas reuniu 21 estudantes selecionados em um processo seletivo com recorde de 93 inscritos, provenientes dos cursos de Ciência da Computação e Informática Biomédica da UFPR.
Sob coordenação do gerente de projetos do C3SL e mestrando do PPGInf, Richard Heise, as capacitações ofereceram aos novos pesquisadores uma imersão nas dinâmicas de pesquisa, organização dos projetos e na metodologia de desenvolvimento de inovações adotada pelo laboratório. A iniciativa visa preparar os bolsistas para atuarem em equipes multidisciplinares, integrando professores doutores e demais pesquisadores. A semana de integração contou com programação abrangente, desde a apresentação da instituição e seu ambiente computacional até temas essenciais como redes, serviços, controle de versão com Git local e remoto, além de introdução ao Docker, bancos de dados e o funcionamento da web.
Atualmente, o C3SL conta com pesquisadores professores doutores do Departamento de Informática (Dinf) da UFPR, e pesquisadores bolsistas de graduação, mestrado e doutorado, trabalhando em três grandes projetos em andamento: o desenvolvimento de Sistemas de Informação para a Atenção Primária à Saúde (APS) em parceria com o Ministério da Saúde; o Laboratório de Dados Educacionais; e a plataforma de Recursos Educacionais Digitais do Ministério da Educação (MEC).
Cada bolsista é alocado em equipes específicas conforme seu perfil, habilidades e preferências indicadas durante a entrevista seletiva. Com uma dedicação semanal de 20 horas presenciais nas dependências do Dinf, os novos integrantes terão a oportunidade de contribuir diretamente para projetos que impactam áreas essenciais como saúde e educação no Brasil.
Estudo revela que mais de R$ 23 bilhões anuais são destinados a plataformas estrangeiras, reforçando a importância de investimento em soluções em software livre, para garantir soluções tecnológicas sustentável no país
O Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), da Universidade Federal do Paraná, figura como um dos principais protagonistas no estudo inédito que revelou o custo da dependência tecnológica do Brasil diante das Big Techs: mais de R$ 23 bilhões anuais investidos em plataformas e serviços estrangeiros. O estudo reforça que fortalecer centros como o C3SL, referência internacional em soluções abertas, maior espelho de software livre do hemisfério sul e um dos principais laboratórios de inovação do país, é fundamental para reduzir a vulnerabilidade do Brasil frente às Big Techs e garantir soberania digital, inovação e desenvolvimento social sustentáveis.
Pela primeira vez, um estudo quantificou o tamanho da dependência tecnológica do Brasil diante das gigantes globais de tecnologia, as chamadas Big Techs. O trabalho analisou contratos públicos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) firmados entre 2014 e 2025. Os resultados expõem o volume bilionário de recursos destinados a empresas como Microsoft, Google, Oracle e Red Hat, além de apontar riscos à soberania digital do país. O montante apontado no trabalho representa o quanto o país investe em serviços, plataformas e infraestruturas digitais controladas por empresas estrangeiras, evidenciando a fragilidade nacional diante desse cenário.
De acordo com o levantamento, publicado pelo Grupo de Estudos em Tecnologias e Inovações na Gestão Pública (GETIP/EACH/USP), vinculado ao Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas “Prof. Dr. José Renato de Campos Araújo” (OIPP/EACH/USP), a evolução dos gastos ao longo dos anos aponta uma aceleração significativa a partir de 2023, especialmente em soluções de nuvem e segurança digital. Somente entre 2023 e junho de 2025, foram contratados R$ 5,97 bilhões em licenças de software, R$ 9 bilhões em soluções de computação em nuvem e R$ 1,91 bilhão em softwares e serviços de segurança.
O estudo alerta para os riscos dessa dependência, que vão desde a vulnerabilidade dos dados nacionais até a perda de autonomia sobre decisões estratégicas em áreas como economia, saúde, educação e segurança. Especialistas defendem que a soberania tecnológica é pré-requisito para a soberania econômica, e que o desenvolvimento de soluções nacionais é fundamental para o futuro do país.
O documento que aponta dados sobre as big techs é assinado pelo mestre em administração pública pela FGV e analista de dados e pesquisa da More in Common Ergon Cugler de Moraes Silva; pela doutoranda em Ciência Política pelo IPOL UnB e presidente do Fórum para Tecnologia Estratégica dos BRICS+ Isabela Rocha; pelo doutor em Sistemas de Informação (EAESP-FGV) e professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP José Carlos Vaz; pela mestranda em Administração Pública e Governo pela FGV Julia Ribeiro de Almeida Veneziani; e Diretora de Projetos Estratégicos do BRICS+ Camila de Camargo Modanez.
Encontro em Curitiba reúne pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater soberania digital, inclusão e criação de um centro nacional para articular e ampliar o ecossistema de software livre e bens digitais públicos no Brasil
Nesta segunda-feira (7), o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) participou de reunião na reitoria da UFPR para discutir uma agenda nacional que organize a sociedade civil, os entes governamentais e a população em defesa dos Bens Públicos Digitais Nacionais. O C3SL figura como um dos operadores centrais da proposta da frente em defesa desses bens digitais, atuando para fortalecer o ecossistema de software livre e soluções abertas no país. Entre os temas centrais, destacou-se a necessidade de rearticular e integrar as comunidades de software livre, garantindo maior apoio institucional para ampliar seu impacto na inovação e na administração pública.
O encontro contou com a presença do reitor da UFPR e um dos fundadores do C3SL, Marcos Sunye; do atual coordenador do C3SL, Marcos Castilho; do pesquisadores Fabiano Silva e Luis Bona (pró-reitor de planejamento e dados da UFPR); Nésio Fernandes De Medeiros Junior, médico sanitarista, diretor do Instituto de Desenvolvimento e Apoio a Gestão – IDAG e um dos articuladores da frente em defesa dos Bens Públicos Digitais Nacionais; Pedro Torres, da coordenação da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC); Corinto Meffe, coordenador de Responsabilidade Socioambiental do Dataprev; Delfino Natal de Souza, consultor independente especialista em gestão da informação e governança de dados. Também participaram do encontro Edemir Reginaldo Maciel, diretor superintendente da Fundação da UFPR (Funpar); Hugo Valadares, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital (DECTI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ergon Cugler de Moraes Silva, analista de dados e pesquisa da More in Common; Guilherme Alberto Almeida de Almeida, diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Laura Rodrigues, da Frente Hacker, da União da Juventude Socialista; e Fabricio Solagna, do Coletivo Digital.
Nésio Fernandes de Medeiros Junior destacou a importância de rearticular as comunidades de software livre no Brasil. Segundo ele, muitas dessas comunidades seguem ativas, mas carecem de maior integração e apoio institucional para ampliar sua atuação. “A tecnologia da informação é estratégica para a gestão pública, especialmente quando baseada em evidências. O espaço público brasileiro oferece inúmeras oportunidades para inovação, desde que as instituições saibam utilizar seu poder normativo e de articulação”, afirmou.
Nésio ressaltou que o software livre merece um lugar institucional protegido, que ofereça uma perspectiva de longo prazo e um espaço de articulação para os atores envolvidos. Para isso, defendeu a retomada e o fortalecimento de uma frente que debata e defenda a pauta dos bens públicos digitais, pautando o tema em fóruns nacionais, internacionais e regionais, projetando a agenda dos veículos digitais abertos no cenário da soberania digital do país.
O reitor da UFPR, Marcos Sunye, apresentou três pontos fundamentais para o debate sobre soberania digital e bens públicos digitais no Brasil. O primeiro deles é a proteção desigual entre dados públicos e privados. Enquanto a Lei de Acesso à Informação obriga o Estado a divulgar seus dados, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) protege o setor privado, que não é obrigado a revelar as informações que possui. “Temos uma lógica que penaliza o público e protege o privado. Por que uma empresa privada não entra na lei, ou pelo menos não precisa dizer quais dados possui e sobre quem?”, questionou.
O segundo ponto destacado pelo reitor é o aprisionamento tecnológico das instituições públicas. Sunye criticou uma diretiva da Secretaria de Gestão que proibiu universidades de manter seus próprios data centers, obrigando-as a hospedar dados em nuvem de terceiros, o que limita o controle sobre a infraestrutura tecnológica. “Depois de toda aquela movimentação no início do século sobre autonomia tecnológica, as universidades, que eram grandes vetores para políticas públicas, foram proibidas de ter data centers. Isso é aprisionamento tecnológico”, afirmou. Ele também lamentou a dependência das universidades em relação a grandes empresas de tecnologia para serviços essenciais, como servidores de e-mail, que têm acesso a dados importantes para a inovação.
Por fim, Sunye destaca a falta de debate sobre inteligência artificial com perspectiva do Sul Global. Neste ponto, o fundador do C3SL criticou que a discussão atual se limita ao uso de ferramentas como ChatGPT na educação, sem abordar a criação de inteligência artificial alinhada às necessidades e realidades do Sul Global. “Ninguém tem um discurso de como fazer uma IA no Sul Global. A discussão é só como usar, como se a posta já estivesse dada. Se você não pega, vai ficar atrasado”, alertou. O país enfrenta desafios para avançar em pautas como inclusão digital e adoção de soluções abertas, muitas vezes atrasadas em relação ao seu potencial.
A incompatibilidade de sistemas proprietários é uma barreira que precisa ser superada, reforçando a urgência de promover bens públicos digitais abertos e colaborativos. Apesar dos avanços tecnológicos, a inclusão digital permanece um desafio especialmente no serviço público, onde muitos municípios ainda não têm acesso ou qualificação para utilizar recursos digitais de forma eficaz. Diante desse cenário, os participantes da reunião propuseram a criação de uma organização com abertura ampla para participação da sociedade civil, universidades, empresas, governo e sociedade em geral. Esse centro funcionaria como um espaço de articulação, acolhendo iniciativas já existentes e fomentando novas, com projeção nacional e internacional.
O momento atual, marcado por transformações como a inteligência artificial e o controle das mídias sociais, exige iniciativas coletivas, colaborativas e independentes, capazes de promover inovação, integração e letramento digital. A criação desse centro é vista como uma oportunidade singular para consolidar décadas de trabalho, fortalecer o software livre e ampliar o acesso a bens digitais públicos no Brasil.
Especialista em cibersegurança, André Grégio aborda desafios e soluções para inclusão digital e proteção dos idosos no uso de tecnologias, destacando a importância da autonomia e da segurança contra golpes virtuais
O professor do Departamento de Informática (DINF) da UFPR e pesquisador do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), André Grégio, foi destaque na reportagem exibida no telejornal Meio Dia Paraná, no último dia 21 de maio, que integrou a série “Além da Idade”. A matéria abordou a relação da terceira idade com a tecnologia, apontando como o avanço digital tem deixado de ser uma barreira para se tornar uma importante ferramenta para melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Na reportagem, o pesquisador do C3SL destacou os principais riscos que os idosos enfrentam no ambiente digital, como golpes de clonagem de cartão, fraudes via Pix e falsas centrais de atendimento, explicando de forma didática como identificar armadilhas comuns. Ele ressaltou que muitos golpes envolvem pedidos de pagamento via Pix para pessoas físicas, o que deve despertar a atenção dos usuários. O professor enfatizou a importância da cautela, do questionamento e da busca por ajuda antes de fornecer dados pessoais ou clicar em links desconhecidos.
Além disso, a reportagem mostrou histórias inspiradoras de idosos que superaram o medo da tecnologia, como Dona Hilda, que aos 80 anos utiliza dois celulares e realiza pagamentos via Pix com autonomia, e Marcos, que passou a usar aplicativos bancários após participar do curso gratuito de inclusão digital oferecido pela UFPR. O curso, que já atendeu mais de 400 pessoas, foca em desenvolver a competência digital e a segurança dos idosos no uso de dispositivos móveis.
Outro ponto importante abordado foi a visão positiva do professor André Grégio sobre a tecnologia, destacando que, quando usada de forma adequada, ela pode humanizar as relações e ampliar a participação social da terceira idade. Ele também é responsável pelo desenvolvimento de aplicativos voltados para pacientes bariátricos e oncológicos, que facilitam a comunicação entre médicos e pacientes, demonstrando o impacto social da tecnologia. Clique no link e confira a reportagem na íntegra no GloboPlay> https://globoplay.globo.com/v/13619987/
Autoridades da universidade sul-africana conhecem infraestrutura e projetos inovadores do laboratório de computação científica da UFPR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu, no último dia 10 de junho, uma comitiva composta por 17 autoridades da North-West University (NWU), da África do Sul, incluindo o próprio reitor da instituição. O grupo veio ao Brasil para formalizar um termo de cooperação entre as duas universidades, ampliando as perspectivas de colaboração acadêmica e científica.
A NWU, reconhecida por sua expressiva comunidade acadêmica de cerca de 60 mil estudantes distribuídos entre graduação, mestrado e doutorado, mantém diversos programas, plataformas e institutos de pesquisa. A visita reforça o interesse mútuo em desenvolver projetos conjuntos e compartilhar experiências inovadoras no ensino superior.
Durante a manhã, os representantes da NWU foram recepcionados por autoridades da UFPR no Salão Nobre da Tecnologia, no prédio da Administração do Centro Politécnico. Na ocasião, foram apresentados os principais projetos institucionais da UFPR, indicadores de desempenho e oportunidades para futuras parcerias estratégicas. Como parte da programação, a comitiva sul-africana realizou um tour pelos laboratórios e departamentos do Politécnico, com destaque para a visita ao Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL).
Os professores Letícia Peres e Fabiano Silva, do Departamento de Informática, conduziram a apresentação da infraestrutura e dos projetos desenvolvidos pelo C3SL, ressaltando o papel do centro na pesquisa e no desenvolvimento de soluções em software livre e computação científica.
Em palestra no Universo UFPR, Fabiano Silva criticou a imagem amigável da inteligência artificial, usada para marketing, enquanto a tecnologia avança na indústria militar e acirra injustiças sociais.
Apesar da aparência amigável de assistentes virtuais e aplicativos baseados em linguagem, as inteligências artificiais (IAs) que se popularizam no cotidiano operam sob lógicas muito diferentes das humanas. O alerta foi feito pelo professor Fabiano Silva, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), durante palestra no evento Universo UFPR, realizada em 22 de maio de 2025.
Doutor em Engenharia Elétrica e Informática Industrial e um dos fundadores do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), Silva descontruiu a imagem das IAs como seres “inteligentes” e afirmou que essa narrativa é movida por estratégias de marketing — enquanto, na prática, a tecnologia é moldada para vigilância e acentuação das desigualdades sociais.
Marketing, controle e desigualdade
Fabiano Silva defendeu que a humanização das inteligências artificiais é uma construção retórica voltada ao consumo. “A ideia de que esses sistemas pensam ou sentem como nós é uma construção de marketing. Quanto mais humanos parecerem, maior será a adesão, o interesse, o número de pessoas querendo usar”. Ele explicou que, tecnicamente, os sistemas não compreendem o que dizem, apenas selecionam padrões estatísticos da linguagem mais frequente. “Esses modelos são papagaios estocásticos. Eles só devolvem a resposta mais provável com base no que já foi escrito”, avisou.
Ao rebater a percepção popular de que as IAs estão a serviço do bem comum, o professor apontou que o financiamento dominante vem de outro setor. “Quem sustenta essa indústria é a indústria de uso militar. Sempre foi assim. A evolução tecnológica sempre foi financiada por esse caminho”, alertou Fabiano Silva. Ele citou o uso de IA em vigilância, reconhecimento facial em tempo real e robôs autônomos armados, já empregados em cenários de guerra. “Essas coisas não têm mais humanos cuidando. A gente tem máquinas fazendo análise facial nas ruas e detectando padrões”, assinalou.
O pesquisador demonstrou preocupação com os efeitos sociais da automação por IA, sobretudo em áreas tradicionalmente vistas como estáveis. “Diferente da revolução industrial, que substituiu o esforço braçal, agora temos máquinas que escrevem, analisam, tomam decisões. Profissões de média e alta qualificação estão sendo diretamente afetadas”. Segundo ele, o discurso de que a IA aumenta a produtividade esconde uma consequência grave: “a produtividade aumenta, mas a riqueza gerada não está sendo redistribuída. A tendência é concentrar ainda mais renda”.
Outro ponto abordado na palestra foi a manipulação emocional promovida por sistemas que imitam a linguagem humana. “Quando começo a confiar na resposta da máquina como confio na fala de um amigo, estou me abrindo para ser manipulado. A superatribuição de humanidade torna as pessoas mais vulneráveis.” Silva chamou atenção para o risco de uma relação de dependência. “A gente humaniza essas ferramentas para se sentir confortável. Isso é nocivo. Não tem nada de humano por trás, só estatística.”
Concluindo sua fala, o pesquisador do C3SL defendeu que a sociedade precisa olhar criticamente para os rumos da inteligência artificial. “Não se trata de imaginar máquinas conscientes, mas de entender como sistemas criados por grandes empresas estão sendo colocados no centro das decisões humanas — sem regulação e com alto potencial de aprofundar desigualdades.” Segundo ele, é preciso ir além do fascínio tecnológico. “A pergunta que importa é: quem controla essa tecnologia, a quem ela serve e quem paga a conta?”
Cerca de 160 pessoas estiveram presentes no evento mais aguardado por estudantes e professores do C3SL; conheça os ganhadores do Horácio 2025
A 16ª edição do Churrasco do C3SL (Centro de Computação Científica e Software Livre), popularmente conhecido como C4SL, bateu recorde de participação em 2025. Cerca de 160 pessoas estiveram presentes no evento, que aconteceu na Associação dos Professores da UFPR (APUFPR) e que premiou mais uma vez bolsistas e professores do grupo de pesquisa com o Prêmio Horácio. Para a edição recorde, mais de 30 kg de carnes, 20 kg de linguiça e 180 litros de chopp foram comprados, além de outros tipos de bebidas, comidas e até mesmo sobremesa.
Em 2025, as organizadoras do evento foram as bolsistas do C3SL Maria Carolina Sauer e Janaína Kshesek, que enfrentaram o desafio de oferecer o melhor para bolsistas, professores e convidados. “Reunir o pessoal não foi tão difícil, pois todo mundo espera bastante o churrasco. O desafio maior foi definir a quantidade de coisas para comprar, mas está sendo muito legal, estamos muito felizes com o resultado até agora”, contou Janaína.
Para os bolsistas, o churrasco é uma forma de sair da rotina e estreitar ainda mais os laços. “Esse evento representa um momento de união muito legal, porque a gente convive diariamente na universidade, no grupo de pesquisa, mas não é a mesma coisa que um evento como esse. Aqui a gente conversa, se diverte, é muito legal”, diz Maria Carolina.
Para os professores também é momento de celebrar e relembrar a história do grupo de pesquisa. “É impressionante ver esse evento com essa quantidade de pessoas, das quais 80 são bolsistas. Nunca imaginei que o C3SL fosse chegar onde chegou. Foi uma ideia que a gente teve de valorizar o software livre, a computação científica, e é um imenso prazer ver que o C3 está consolidado. Estamos muito felizes de estarmos aqui e de ver todo esse movimento”, contou Marcos Castilho, um dos fundadores do grupo.
Prêmio Horácio
E como não podia deixar de ser, no churrasco houve a tão esperada entrega do Prêmio Horácio, criada pelos professores Castilho e Luiz Bona. “O Horácio nasceu de uma brincadeira, com a ideia de premiar aquelas ideias e acontecimentos mais bizarros e estapafúrdios do dia a dia do departamento e do grupo de pesquisa. Acabou virando uma tradição e a gente tem muito orgulho não só de ter criado o prêmio, mas também de já ter levado pra casa o troféu, afinal, só erra quem trabalha”, brincou Castilho.
Esta foi a 16ª edição do Prêmio, que entregou aos ganhadores um Horácio feito de amigurumi pela bolsista do C3, Eloiza Cardoso, e ofereceu três categorias de premiação. “É genial estarmos aqui, pois foi uma ideia que começou com quatro pessoas que tinham uma ideia em comum mas que parecia incerta, que era a militância pelo software livre e pela ciência aberta. A gente sabe que não é fácil ser idealista no mundo de hoje, mas ver isso tudo vale muito a pena”, disse o professor e pesquisador do C3SL, Fabiano Silva.
As três categorias de indicação foram: Galo Veio, Pequeno Gafanhoto e Déjà Vú. Confira os ganhadores de cada uma das categorias:
Deja vu: Bruno Sime
Pequeno Gafanhoto: Marco Zanata
Galo Veio: Paulo de Almeida, Vinicius Fülber e André Grégio.
Evento em Brasília destaca parcerias entre C3SL e Ministério da Saúde para modernização da Atenção Primária à Saúde
Entre os dias 10 e 11 de junho, os pesquisadores do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) estarão entre os palestrantes da II Oficina de Integração Estratégica de Inovação e Aceleração Digital em Saúde na Atenção Primária à Saúde (APS), em Brasília. Promovida pela Coordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária (CGIAD/SAPS) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, a oficina visa fomentar discussões sobre a transformação digital na APS e ampliar a transparência das ações em desenvolvimento no âmbito da saúde digital no SUS.
Os destaques do C3SL na programação do evento do Ministério da Saúde ficarão a cargo dos pesquisadores André Grégio e Simone Dominico. Durante o primeiro dia da oficina, que será realizada no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, será realizada a palestra da professora Simone Dominico, com a temática “Reestruturação do Sistema de Informação da APS”, abordando inovação e colaboração. No dia seguinte, o professor André Grégio falará sobre “Segurança e Privacidade em Modelos de IA” no contexto de tecnologia e inovação.
Palestras integram projeto de parceria entre C3SL e o Ministério da Saúde – a participação dos pesquisadores da UFPR integra as atividades do projeto do C3SL com o Ministério da Saúde, iniciado em janeiro de 2024, com o foco no aprimoramento da comunicação na APS. Na UFPR, o projeto é gerenciado pelo professor André Grégio. O sistema em desenvolvimento no laboratório de inovação do C3SL surge como uma resposta aos desafios enfrentados na APS, como a necessidade de integrar políticas públicas e ações programáticas de saúde, garantir uma comunicação efetiva para promover a saúde e o bem-estar, e apoiar os agentes de saúde no gerenciamento de campanhas.
Pesquisadora do C3SL apresenta diagnóstico e recomendações para aprimorar personalização na principal rede social educacional do MEC
A análise e o aprimoramento dos sistemas de recomendação da plataforma MECRED são o centro do seminário realizado nesta terça-feira (3) no auditório do Departamento de Informática (Dinf) da UFPR. A atividade, intitulada “Análise de Interações na MECRED: Subsídios para Sistemas de Recomendação”, é conduzida pela pesquisadora de pós-doutorado Mariane Cassenote, bolsista do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL). A primeira etapa do seminário foi nesta manhã, direcionada aos pesquisadores do Dinf e do C3SL. Logo mais, às 19 horas, será realizada a segunda etapa da atividade, aberta ao público, com transmissão Ao Vivo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=GRRC3JZIhOU. O seminário aborda o comportamento dos usuários, o uso dos recursos educacionais e a qualidade dos metadados, identificando desafios e oportunidades. Na atividade são apresentadas recomendações técnicas para otimizar a personalização e o engajamento, visando aprimorar a MECRED como espaço educacional.
Na primeira etapa do seminário, Mariane Cassenote detalhou o funcionamento atual dos sistemas de busca e recomendação da MECRED, que hoje se baseiam principalmente na similaridade entre os títulos dos recursos educacionais cadastrados. “A análise é muito focada nas palavras usadas no título. O sistema resgata recursos similares a partir dessas palavras”, explicou. No entanto, a pesquisadora destacou que há um potencial ainda pouco explorado no uso dos metadados dos recursos – como tema (disciplina), idioma, palavras-chave, descrição, nível de ensino – e nas interações dos usuários, como curtidas, comentários, downloads e visualizações. “Essas informações podem qualificar melhor o processo de recomendação, permitindo identificar perfis de usuários e sugerir conteúdos mais relevantes para cada contexto”, destaca.
Outro ponto abordado foi a importância das avaliações dos usuários. Recursos bem avaliados tendem a ser de maior qualidade e, portanto, deveriam ser priorizados nas recomendações. Segundo a pesquisadora do C3SL, o processo envolve descobrir perfis de usuários e identificar quais metadados e avaliações estão disponíveis para qualificar os recursos. “O diagnóstico apresentado hoje buscou identificar o perfil dos usuários, dos recursos e das interações, para desenhar sistemas de recomendação que realmente beneficiem quem acessa a MECRED, tanto na busca quanto no consumo de materiais”, concluiu Mariane Cassenote.
Principal rede social da educação no Brasil: MECREDA MECRED é a principal rede social brasileira voltada a educadores, criada para promover o compartilhamento e a integração de conteúdos pedagógicos digitais. Desenvolvida pelo C3SL em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a MECRED se consolidou como um espaço inovador de colaboração entre professores de todo o país. Desde seu lançamento em 2017, a MECRED cresceu de forma consistente e, em 2024, alcançou a marca de 37 mil usuários cadastrados, registrando um crescimento de 15% apenas no último ano. A plataforma já disponibiliza mais de 320 mil conteúdos educacionais, incluindo planos de aula, vídeos, jogos, podcasts e cartilhas, tornando-se uma biblioteca digital gratuita e colaborativa para a comunidade escolar brasileira