Os professores do C3SL estiveram reunidos nesta semana com o pessoal do DeLab, o Departamento Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Operacional dos @correiosoficial para discutir possibilidades de parceria.
Como grupo de pesquisa, o C3SL é comprometido com o desenvolvimento do país! Estamos aqui para desenvolver pesquisas que retornem para a sociedade. ??
Na foto, da esquerda para a direita: Marcos Paulo Paim, Superintendente Estadual dos Correios no PR; os professores do C3 Marcos Castilho, Marcos Sunyê, Edemir Maciel e Luis Bona, Eros Asturiano, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Operacional, Everton Ferreira, assessor técnico regional, e os professores André Grégio e Roberto Pereira.
Edital – fluxo contínuo Nº: 01/2023 seleção de alunos para bolsa de apoio a pesquisa de GRADUAÇÃO.
O C3SL está selecionando alunos de licenciaturas da UFPR. Os alunos selecionados irão atuar em projetos de pesquisa em Software Livre com aplicações em diversas áreas conforme descrito no Edital.
• Informações referentes ao perfil e conhecimentos desejados, atividades relacionadas, carga horária e valor de bolsa no Edital.
Ângelo Vanhoni e Lygia Lumina Pupatto conversaram com alunos, professores e convidados
O C3SL foi palco de uma discussão enriquecedora sobre o papel da universidade público e do conhecimento na construção de políticas públicas. O encontro, que aconteceu no auditório do Departamento de Informática, reuniu cerca de 50 alunos, professores e convidados para debater os próximos quatro anos da Educação e as perspectivas do novo governo. O evento contou com a participação do ex-deputado federal e que também já foi relator do Plano Nacional de Educação, Ângelo Vanhoni, e da ex-Reitora da UEL e ex-Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Lygia Lumina Pupatto.
“Nós vivemos um momento sem precedentes, em que a tecnologia está presente em todos os principais aparatos. Precisamos inclur um fazer tecnológico na elaboração de políticas públicas para o povo. O acesso ao conhecimento e à universidade pertencem à lógica da afirmação da democracia, e por isso devem estar presentes neste governo. Como sociedade temos que cobrar essa participação e utilizar a pesquisa brasileira para buscar uma soberania nacional”, disse Vanhoni.
Já Lygia lembrou a importância de não pensar na TI somente como ferramenta de gestão para os municípios. “O Paraná Digital foi o maior exemplo disso. Um programa que em parceria com o governo revolucionou a inclusão digital no estado. E como pesquisadores a gente tem que sempre que se perguntar: para quem estamos fazendo pesquisa? É preciso que a Universidade resgate esse valor de propor soluções para problemas públicos. Esse é o nosso desafio”, disse ela.
Ainda, durante o encontro, esteve presente Marcos Ferraz, diretor do setor de Educação da UFPR. “Esse evento faz parte da retomada no diálogo político das universidades com o governo, depois de um período de negação da Ciência. A Universidade precisa dialogar entre si para isso aconteça e promover mais debates que proponham iniciativas”, falou ele. O C3SL desenvolve diversos projetos na área da Educação. Em parceria com o setor de Educação da UFPR hoje está sendo desenvolvido o Simcaq, Simulador de Custo Aluno Qualidade.
Evento acontece na sexta (27) e tem como convidado o ex-deputado federal Ângelo Vanhoni
Nesta sexta-feira (27/01), às 10h, o Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná, recebe mais uma etapa do evento Ciclo de Debates e Ideias, promovido pelo C3SL. O evento, que será realizado no auditório do DInf, terá como convidado o ex-deputado federal Angelo Vanhoni, que também já foi relator do Plano Nacional da Educação.
A pauta do encontro é sobre Educação e a ideia é debater as perspectivas e desafios para a área nos próximos quatro anos. Além disso, o evento pretende reiterar a importância do ensino superior público, gratuito e de qualidade e a importância do desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná. Com isso, a iniciativa visa reforçar o papel que a universidade pública tem como promotora do conhecimento, do livre pensar e da pluralidade de pensamentos amparados na liberdade de cátedra, na livre manifestação de ideias e na autonomia universitária.
O Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) realiza pesquisas que dialogam com diferentes áreas do conhecimento e que podem ser empregadas para aprimorar processos e serviços tanto para empresas quanto para instituições e órgãos públicos. Entre os projetos desenvolvidos pelo grupo em parceria com o setor de Educação da UFPR estão o Simcaq, que realiza uma simulação do custo-aluno-qualidade, o Portal MEC de Recursos Educacionais, em que mais de 300 mil recursos são disponibilizados aos professores, e o Mapfor, que faz um mapeamento dos profissionais de Educação e suas qualificações.
Como grupo comprometido há 20 anos com o desenvolvimento científico e tecnológico do país, o C3SL entende que o momento de debate político é fundamental para dialogar com o poder público para a elaboração, gestão e monitoramento de políticas públicas que favoreçam áreas como saúde, educação e geração de emprego.
Serviço:
Ciclo de Debates com Angelo Vanhoni
Data: 27 de janeiro de 2023
Horário: 10h
Local: Auditório do DInf – R. Evaristo F. Ferreira da Costa, 383-391 – Jardim das Américas
Os candidatos abaixo foram aprovados no processo seletivo do C3SL (que teve início em 10/2022). Também há uma lista de candidatos em lista de espera, devido a prospecção de novos projetos estar em andamento devido ao fim do ano e início do novo ano. Parabéns a todos!
O início das atividades será comunicado por e-mail oportunamente.
Aprovados (em ordem alfabéticas):
Eduardo Mathias de Souza
Gustavo Silveira Frehse
Janaína Saldiva Kshesek
Maria Carolina Sauer
Tiago Serique Valadares
Vinícius Mioto
Simone Dominico
Jonas Lopes Guerra
João Armênio Silveira
Deógenes Pereira da Silva Junior
— Lista de espera (Em ordem de seleção):
Lucas Gabriel Batista Lopes
Thales Gabriel Carvalho de Lima
Leonardo Marin Mendes Martin
Eduardo Costa Brito
Nota:
Aos que não foram aprovados, havendo disponibilidade financeira a partir de novos projetos os candidatos da lista de espera poderão serchamados. Não se sintam desencorajados a tentar novamente no futuro. A seleção foi extremamente disputada e ficamos muito felizes com a participação de vocês, obrigado e boa sorte!
O C3SL recebeu uma visita técnica de 20 estudantes e 4 professores do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Brusque. A ideia, além de estreitar relacionamento entre as instituições, é mostrar aos alunos os projetos desenvolvidos pelo grupo. “Conhecer o C3SL é fundamental para alunos da área de informática, pois entendemos que eles contribuem de forma significativa para a formação deles. Ainda, a infraestrutura instalada no DInf é um cenário de observação importante para qualquer instituição, pois atende não só o escopo local e regional, mas também o nacional e é uma referência nas Américas quando o assunto é software livre”, explicou Josiney de Souza, professor do IFC e coordenador do curso superior de tecnologia em redes de computadores da instituição.
Josiney foi aluno de graduação e do mestrado do Departamento de Informática da UFPR. Em 2006, passou a fazer parte do C3SL como bolsista, e participou de projetos como Paraná Digital, instalando e recuperando o sistema operacional Linux Debian para atender a demanda das mais de 2 mil escolas do estado. Ainda, fez parte dos projetos PROINFODATA, que se propôs a monitorar os equipamentos computacionais das escolas brasileiras, do Linux Educacional versão 4, distribuição Linux com olhar didático/pedagógico para uso preferencialmente em unidades escolares e do projetor “amarelão” do FNDE, que possuía um Linux embarcado e funcionava tanto como projetor quanto como computador totalmente funcional integrado.
Durante o encontro, bolsistas e professores do C3Sl puderam explicar um pouco sobre o funcionamento, a história e detalharam alguns dos projetos já concluídos e aqueles que estão em andamento no grupo. “Muito legal receber a visita de um ex-bolsista do C3 e que hoje está conduzindo novos profissionais para o mercado de trabalho e para a pesquisa. Ficamos muito felizes de fazer parte da história desses estudantes e principalmente de contribuir para o desenvolvimento da informática”, disse o professor do C3SL, Luiz Bona.
Os estudantes que realizaram a visita fazem parte do curso de redes de computadores e do técnico em informática integrado ao Ensino Médio e dois deles participam do projeto ReuseTech, que recebe, realiza a triagem e oferece reuso e doação de equipamentos eletrônicos recuperados para a sociedade ou descarte correto do lixo em ecopontos na cidade. Ainda, a equipe aproveitou para conhecer o Ponto de Presença da RNP no Paraná (POP-PR), pois é por meio desse sistema que boa parte da comunicação de rede das instituições acadêmicas trafegam. “Conhecer essa infraestrutura, serviços e atuação é uma ótima experiência para nossos estudantes do curso Redes de Computadores, que podem visualizar e, até certo ponto, interagir com um ambiente de produção que é visto em aulas”, finalizou Josiney.
O professor Josiney recentemente publicou um e-book que está disponível para download, com o título IFMaker IFC Campus Brusque: iniciando os trabalhos com identificação e uso dos componentes computacionais do laboratório maker.
Projetos, bolsas para estudantes e tecnologia para a sociedade marcam os 20 anos de história do grupo
Um grupo de pesquisa que movimenta uma média de 720 bolsas de estudo para alunos de graduação e pós-graduação por ano. Esse é o quanto o C3SL, Centro de Computação Científica e Software Livre, vem impactando o mercado de trabalho, a comunidade acadêmica e a sociedade ao propor pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. E foi pensando nisso que bolsistas, professores e agentes parceiros da UFPR participaram de um evento no auditório do Departamento de Informática.
“Os 20 anos do C3SL têm importante contribuição na história da tecnologia no país. Por exemplo, o grupo tem participação na implantação da digitalização das escolas públicas do país, por meio do programa Paraná Digital que, em 2003, levou um modelo de sistema computacional e gerência remota para mais de 2 mil escolas no estado e depois acabou dando origem ao desenvolvimento do Linux Educacional, que até hoje é referência para o ensino público. Esse é apenas um dos exemplos da contribuição do C3 para a sociedade. Queremos que cada vez mais possamos atuar em prol da pesquisa, do desenvolvimento e do software livre no país”, conta o professor e pesquisador Marcos Castilho, um dos fundadores do grupo.
E para celebrar toda essa história, o grupo convidou Simone Israel, da Agência de Parcerias da Superintendência de Inovação (SPIn) que foi com a equipe da Agência, e Carla Marcondes, da Secretaria de Projetos do setor de Ciências Exatas. “São parceiras que atuam como facilitadoras e, principalmente, como estimuladoras da pesquisa. Parece uma coisa simples quando a gente fala na gestão de bolsas, por exemplo. Mas não é. Estamos falando de estudantes que têm a possibilidade de promover desenvolvimento tecnológico com retorno financeiro. Hoje temos alunos que auxiliam na renda familiar com a bolsa, isso é um impacto social que não tem dimensão”, ressaltou Edemir Maciel, pesquisador responsável pela administração do grupo.
Durante o encontro, além da apresentação do professor Marcos Castilho sobre a história do C3SL, bolsistas puderam apresentar e explicar projetos que estão em desenvolvimento atualmente, como é o caso do MecRED, plataforma educacional que oferece a professores de todos os níveis mais de 300 mil recursos de forma gratuita. “Pra gente é muito importante vir aqui conhecer, ver os alunos apresentando os projetos desenvolvidos. É um reflexo do trabalho que estamos fazendo e é um grande motivador. Porque muitas vezes ficamos atrás dos processos e deixamos de lado a sensibilidade de perceber que para cada bolsa, é um pessoa, uma equipe que está colaborando para o desenvolvimento do país”, disse Simone, da SPIn.
O evento também buscou apresentar uma nova fase para o C3SL, em que haverá foco na prospecção de parcerias e projetos com o governo e, sobretudo com o mercado, de forma a estimular ainda mais as verbas direcionadas para pesquisa e formação de mão de obra qualificada. “Nossa ideia é trazer cada vez mais recursos e possibilidades para o C3SL e para a comunidade acadêmica. Estamos ampliando esforços de comunicação e estratégico para poder oferecer ainda mais para o desenvolvimento tecnológico”, finalizou Edemir.
O encontro Hyperledger Brasil 2022 tem como objetivo reunir a comunidade de desenvolvedores e usuários da tecnologia blockchain Hyperledger para troca de conhecimento, experiências e compartilhamento de casos de sucesso.
Alguns dos temas que serão discutidos no encontro:
–> O capítulo Hyperledger Brasil –> A tecnologia Hyperledger –> Casos nacionais de uso da tecnologia Hyperledger –> Tecnologia de integração de redes (Hyperledger e Ethereum) –> O momento do blockchain no Brasil e no mundo
Entre outros.
Presença confirmada de diversos membros da comunidade Hyperledger.
Arlei Costa Junior, PUC-PR Carlos L L Rischioto, IBM Courtnay Guimarães, Avanade David Reis, CCONSENSUS Fernando Marino, CPQD Joselio Teider, UFPR Marco Righetti, Oracle Marcos Sarres, GoLedger Pietro Martins de Oliveira, Esmafe-PR Renato Duarte Rocha, RNP Renato Teixeira, Oracle
O evento vai acontecer no Auditório Mario de Abreu, na PUC-PR Curitiba, dia 25 de novembro a partir das 14:00.
Imperdível para os entusiastas da tecnologias inovadora Blockchain.
10:00h 24. Sofia Pessini Scherer 25. Thales Gabriel Carvalho de Lima 26. Tiago Serique Valadares 27. Vinícius Evair da Silva
11:00h 28. Vinícius Mioto 29. Yago Yudi Vilela Furuta 30. Yan Oliveira da Costa 31. Yasmin de Campos Fernandes
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Os horários são somente para fins indicativos, caso você chegue antes do seu horário há a possibilidade de entrevistar antes, por ordem de chegada.
Caso o candidato perca a entrevista, mande um e-mail informando e remarcaremos se possível, mas vale ressaltar que os horários devem ser respeitados sempre que possível.
As entrevistas são realizadas na sala de reunião do C3SL, em frente ao lab3 no primeiro andar do DInf (Departamento de Informática). Nós mesmos vamos chamando os candidatos conforme as entrevistas andarem. Pedimos que mantenha o celular no modo silencioso durante a realização da sua entrevista.
Candidatos que não foram selecionados na primeira etapa poderão entrar para a lista de espera, portanto, deem o seu melhor!
MecRED foi criado pelo C3SL, grupo de pesquisa do Departamento de Informática da UFPR
Imagina uma plataforma em que professores de todos os níveis podem encontrar vídeos, textos, mapas, experimentos, planos de aula e até mesmo livros didáticos disponíveis para download de graça. Pois essa é a plataforma Recursos Educacionais, conhecida como MecRED, criada pelo Centro de Computação Científica e Sotware Livre, o C3SL, da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Ministério da Educação. A plataforma, que ganhará uma nova versão no final de outubro, foi lançada em 2014, e agora oferecerá mais recursos, como a gamificação, por exemplo.
“O objetivo da plataforma é criar uma rede de apoio entre professores, para que eles possam ter um local em que não só eles possam acessar conteúdos que irão ajudar em sala de aula, mas também compartilhar conteúdos entre si, realizar avaliações, enfim, um modelo bem próximo a uma rede social, mas com o intuito principal de colaborar com o dia a dia em sala de aula”, conta Luis Carlos Bona, professor do C3SL e coordenador do projeto.
O professor Marcos Castilho, um dos coordenadores do projeto
Na nova versão, o processo de gamificação possibilitará que os usuários sejam capazes de adquirir conquistas e, com o uso, atingir níveis diferenciados. “É uma forma de qualificar o usuário e, com isso, ir liberando mais e mais recursos. Ainda, para cada uso, o professor ganhará uma espécie de dinheiro virtual que será usado para a ‘compra’ de insígnias dentro da plataforma”, explica o também professor e coordenador Marcos Castilho.
Hoje, são mais de 27 mil usuários cadastrados na plataforma, que tem capacidade para muito mais, e entre os mais de 300 mil recursos disponibilizados estão vídeos, mapas, softwares educacionais, apresentações, infográficos, jogos, apps, imagens e outros recursos similares, e todos os conteúdos passam por um processo de curadoria a fim de filtrar conteúdos inadequados. Ainda, é possível realizar denúncias, caso o material seja impróprio. Para acessar, não há nenhuma restrição. Os professores e interessados que queiram fazer parte do repositório somente precisam realizar um cadastro simples, já estando habilitados a realizar downloads e subir materiais para a plataforma. Ainda, dentro da plataforma, é possível seguir e interagir com outros perfis, de forma a estabelecer realmente uma rede de apoio.
“A maioria do conteúdo disponibilizado faz parte do dia a dia de sala de aula de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, mas existem recursos para aulas de cursos de graduação ou técnicos, como artigos, por exemplo. A nossa ideia é ampliar cada vez mais e transformar essa plataforma no maior repositório de conteúdos educacionais e que faça parte da rotina de professores”, explica Bona. O projeto é coordenado por dois professores do C3SL e um bolsista, aluno do curso de Ciência da Computação.
Para facilitar a usabilidade, dentro da plataforma é disponibilizada a possibilidade de criar coleções de materiais, organizando conteúdos por área, por exemplo. Além disso, é possível encontra materiais de formação desenvolvidos pelo Ministério da Educação com uma grande diversidade de temas. “Esperamos que essa nova versão atinja ainda mais professores e seja um grande espaço de troca de experiências. Mas, sobretudo, queremos que os alunos sejam impactados com novas possibilidades. A gente sabe como é difícil encontrar conteúdos de qualidade, e que realmente sejam aplicáveis em atividades de sala de aula, e foi pensando nisso que dedicamos tempo de estudo, pesquisa e desenvolvimento da plataforma”, finaliza Castilho.
Sobre o C3SL O Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) é um grupo de pesquisa do Departamento de Informática da UFPR, registrado no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Realiza pesquisas que dialogam com diferentes áreas do conhecimento e que podem ser empregadas para aprimorar processos e serviços tanto para empresas por meio da Lei de Informática e Lei do Bem, quanto para instituições e órgãos públicos.
As pesquisas do C3SL estão em diversas áreas da ciência da computação, como Banco de Dados, Engenharia de Software, Redes e Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores e Inteligência Artificial. O grupo também atua na migração de sistemas proprietários para plataformas de software livre e na otimização de pessoal e de custos de soluções de hardware e software.
São seis linhas de pesquisa ativas, todas elas com diversos projetos em andamento ou já concluídos, os quais se encontram em uso pelas empresas ou órgãos solicitantes: Ciências Forenses Computacionais; Inteligência Artificial Aplicada; Medicina Assistida por Computação Científica; Preservação Digital; Sistemas Computacionais Avançados; Sistemas para Informática na Educação.
Os projetos realizados pelo grupo de pesquisadores são direcionados para a inclusão digital, buscando sempre beneficiar a sociedade brasileira de maneira geral. Assim, todo pacote de software que resulta destes estudos é publicado em forma de software livre.